Filarmônica de Minas Gerais realiza “Serenatas de Verão”

Com a regência dos maestros Fabio Mechetti e José Soares, os quatro concertos serão transmitidos ao vivo pelo canal da Orquestra no YouTube

Da Redação | 27/01/2021

A Filarmônica de Minas Gerais apresenta a série Serenatas de Verão na Sala Minas Gerais nos dias 28 de janeiro, 4, 11, e 25 de fevereiro, sempre às quintas-feiras, às 20h30. No programa, obras de Mozart, Dvorák, Brahms, Tchaikovsky, entre outros importantes compositores. Os quatro concertos serão transmitidos ao vivo, direto da Sala Minas Gerais, pelo canal da Orquestra no YouTube, por enquanto, sem a presença de público.

O primeiro concerto da série Serenatas de Verão será no dia 28 de janeiro, às 20h30, na Sala Minas Gerais, com regência do maestro assistente, José Soares. No programa, três obras de Mozart: Serenata nº 11 para instrumentos de sopros em Mi bemol maior, K. 375; Pequena serenata noturna, K. 525 e Serenata nº 6 em Ré maior, k.239, “Noturna”.

Para o maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais, “na inusitada experiência de mantermos atividades durante o mês de janeiro, a Filarmônica aproveitará a oportunidade para oferecer uma programação variada e mais informal. As serenatas são formas musicais mais descontraídas, abertas, leves. Nas obras de Mozart, Dvorák e Brahms, por exemplo, encontramos essa fluência e espontaneidade. Assim, a Filarmônica, com as Serenatas de Verão, vem contribuir para que nosso público enfrente os desafios do momento através de uma música extrovertida, para que possa ter momentos de relaxamento e “serenidade”.

Este projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: ArcelorMittal. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Programa

28 de janeiro, quinta-feira, 20h30

Regente José Soares

MOZARTSerenata nº 11 para instrumentos de sopros em Mi bemol maior, K. 375
 Pequena serenata noturna, K. 525 Serenata nº 6 em Ré maior, k.239, “Noturna”

4 de fevereiro, quinta-feira, 20h30

Regente José Soares

DVORÁKSerenata em ré menor, op. 44
  Serenata para cordas em Mi Maior, op. 22 

11 de fevereiro, quinta-feira, 20h30

Concerto de Câmara

DOHÁNYISerenata para trio de cordas em Dó maior, op. 10
BEETHOVENSerenata em Ré maior, op. 25
SCHNITTKESerenata

25 de fevereiro, quinta-feira, 20h30

Regente Fábio Mechetti

R. STRAUSSSerenata em Mi bemol maior, op. 7
TCHAIKOVSKYSerenata para cordas em Dó maior, op. 48
BRAHMSSerenata nº 2 em Lá maior, op. 16

Foto: Flora Silberschneider