Filarmônica de Minas Gerais lança temporada 2022

Da Redação | 12/11/2021

A Filarmônica de Minas Gerais acaba de anunciar a programação da sua 15ª temporada de atividades. E as apresentações prometem um vasto repertório, com solistas da mais alta qualidade, de jovens promissores talentos a artistas internacionais consagrados.

O comunicado foi feito pelo Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica, maestro Fabio Mechetti, e pelo presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira, que informou também a abertura da Campanha de Assinaturas, por meio da qual o público poderá adquirir, antecipadamente, ingressos para todo o ano.

Fabio Mechetti nos conta que “a Temporada 2022 foi desenhada a partir de um conceito relativo ao recomeço, ao renascimento, ao retorno a uma normalidade perdida, que, felizmente, vemos cada vez mais próximo de nós. Com a perspectiva de termos uma orquestra completa no palco em 2022 solistas nacionais e internacionais que possam voltar a desenvolver suas atividades sem interrupções, construímos uma programação que valoriza a troca de experiências entre a geração de jovens solistas internacionais, como a pianista Daniela Liebman, as violoncelistas Danielle Akta e Marina Martins, o mais recente vencedor do Concurso Rainha Elizabeth da Bélgica, o pianista francês Jonathan Fournel, e nomes consagrados, como Olli Mustonen, Arnaldo Cohen, Vadim Gluzman, Andrés Cárdenes e Philippe Quint”.

Duas celebrações importantes marcarão o início de nossa temporada: a comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, com obras de Villa-Lobos, Mignone e Carlos Gomes, e os 200 anos da Independência, com a gravação, para o selo Naxos, de obras de D. Pedro I. Além dessas homenagens, celebraremos os 125 anos de nascimento de dois dos maiores compositores brasileiros, Francisco Mignone e Lorenzo Fernandez, e, também, os 125 anos da morte de Brahms e os 175 da morte de Mendelssohn.

A série Fora de Série apresentará a música sinfônica de A a Z, trazendo compositores dos mais diversos estilos, épocas e regiões, sempre com a participação inspirada de artistas convidados. “Desse modo, a Filarmônica continua a se posicionar como uma das maiores orquestras da América Latina, investindo na diversidade, na criatividade e, acima de tudo, na excelência”, ressalta Mechetti.

Para o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira, “o impulso da vacinação permitiu que, aos poucos, acolhêssemos novamente nosso público na Sala Minas Gerais, com limite de ocupação e aplicação de rigoroso protocolo sanitário. E, assim, chegamos a este fim de ano, quando, com imensa alegria, podemos apresentar a Temporada 2002 e, com ela, anunciar este belo amanhecer pelo qual tanto almejávamos, com a música inspirando-nos para uma retomada da normalidade de nossas vidas. Ainda são grandes as dificuldades, mas elas nos impulsionam para o que importa, que é servir ao público, acreditando no poder transformador da música sinfônica, com a nossa Filarmônica proporcionando inesquecíveis e aprazíveis momentos na Sala Minas Gerais e, também, pelas ondas digitais”.

“Ao longo de mais de uma década de atividades, a Filarmônica reposicionou a música de concerto no estado, no país e no mundo, oferecendo, na nossa Sala Minas Gerais, diferentes vivências da música, promovendo experiências únicas, outrossim, despertando, em nós, sentimentos e sentidos que só a arte tem o poder de alcançar. Que, em 2022, quando comemora sua 15ª temporada, a Filarmônica de Minas Gerais possa expandir suas fronteiras, contribuindo socialmente, economicamente e culturalmente com a cadeia produtiva de nosso estado, tornando ainda mais forte sua transversalidade com o turismo Cultural, grande marca de Minas Gerais”, destaca o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Acesso à venda de assinaturas: 

  • – Pela internet: AQUI
  • Na bilheteria da Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto, BH)
  • De terça a sexta – das 12h às 20hSábados – das 12h às 18h
  • Exceto feriados e recesso de fim de ano.
  • A Orquestra Filarmônica pede que o horário de bilheteria seja sempre confirmado pelo site www.filarmonica.art.br/ingressos ou pelo telefone 3219-9009, pois, devido à pandemia, poderá haver alterações.

Foto: Daniela Paoliello