Felicidade, amor, solidão e o sentido da vida permeiam primeiro romance de publicitário mineiro

“O Vira Latas” , de Cláudio Perez, é lançado na Leitura do BH Shopping, com a presença de familiares e amigos.

Luís Otávio Pires | 10/12/2021

lançamento livro Claudio Perez

Til não existe. Não na vida real. Mas sim no imaginário do publicitário Claudio Perez, desde os tempos de PUC-MG nos anos 1980. Quase 40 anos depois de ser idealizado, ele nasceu e sua história está nas páginas de “O Vira Latas” (Editora Viseu), primeiro romance que o escritor mineiro lançou neste sábado, 11 de dezembro, na Leitura do BH Shopping, às 10h30.

“O Vira-Lata é um road-book que discursa sobre temas universais, tais como felicidade, amor, solidão e o sentido da vida, tudo isso a 120 km/h e uma pincelada de rock and roll”, descreve o escritor.

A obra é fictícia, mas há muitos relatos vivenciados por Cláudio Perez durante sua caminhada pelas estradas. Profissional da área de vendas, roda Minas Gerais há anos como representante comercial de uma importante marca de calçados. Conhece cidades de todos os tamanhos e cantos do Estado. Um cenário ideal para ouvir casos e perceber momentos.

“Apesar de Til ser um viajante no tempo, tudo o que se passa com ele não tem nome, rua, estrada ou cidade. É como se fosse um mundo à parte, regado a muitos flashbacks e memórias”, explica o publicitário.

A sinopse do livro diz: “Til acorda dentro do carro, no acostamento de uma estrada desconhecida em uma manhã chuvosa, acometido por uma tremenda ressaca, uma amnésia alcoólica e um olho roxo”.

Como assim? Por que esta indisposição? Para conseguir entender como e por que fora parar ali, o personagem terá que fazer uma viagem pelas estradas do consciente e do inconsciente, da infância à juventude, em que por vezes a realidade se mistura com o surreal. É uma viagem.

Fonte da literatura

A literatura sempre fez parte da vida de Cláudio Perez. Desde cedo fazia parte de sua coleção “O Escaravelho do Diabo”, aqueles clássicos livros de biblioteca. Ao longo de sua trajetória, bebeu na fonte de vários escritores importantes, brasileiros e estrangeiros, de vários estilos. Tais como Ernest Hemingway, Fernando Sabino, Rubem Braga, Luiz Vilela, Erico Verissimo e Paulo Mendes Campos: só para citar alguns.

Segundo ele, mesmo com o desejo de escrever, o real pontapé inicial foi o incentivo de um professor de literatura que teve no colégio. “Ele gostava muito do que eu escrevia e me influenciava a que eu me dedicasse à escrita”, lembra. Também teve a força do colega de faculdade, que já chamava seu livro – que ainda nem existia – de best-seller.

O prefácio de ‘O Vira Latas” é de Paulo Caldas, amigo de longa data e compadre de Cláudio Perez. “A estrada aqui se torna um personagem do livro, é como se as rodovias por onde ele passa se tornassem artérias do seu próprio corpo”, profetiza.

Caldas acrescenta: “O Vira-Lata” conta a história do Til, suas aventuras quando criança, com casos que vão se mesclando com sua adolescência e já como adulto. E essa alternância deixa a leitura do livro muito agradável e intrigante, pois, ao quebrar as sequências dos fatos, reencaixando tudo em seguida, sempre ficamos curiosos em saber os desfechos dos eventos”.

No livro, os casos, muitas vezes dramáticos, se desenvolvem ao longo da história, em sequências que explicam como a personalidade do personagem vai sendo moldada, tendo que conviver com situações difíceis como um vendedor viajante. Seja a cada quilômetro de estradas por onde dirigia, a solidão nos hotéis e a angústia dessa profissão que o obrigava a manter-se longe da família e dos amigos.

Eis o cenário que Cláudio Perez nos descreve. Quem topa viajar?

Livro O Vira-Lata

Galeria! veja as imagens do lançamento do livro “O Vira-Latas” na Livraria Leitura, do BH Shopping:

Fotos: Luisa Benz, Daniela Benz e CC

Serviço

O Vira Latas

  • Lançamento: 11/12
  • Local: Livraria Leitura BH Shopping
  • Editora: Viseu
  • Versão e-book: via Amazon (LINK)
  • Preço: R$ 30,00
  • Local de vendas: Livrarias Leitura ou também após pedido pelo Whatsapp (31) 999917708

Fotos: Editora Viseu/Divulgação

Confira outras matérias sobre Cultura AQUI.