Fartura acontece em todos as regiões do Brasil – ao mesmo tempo!

De 11 a 13 de dezembro, moradores de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo poderão provar menus assinados pelos maiores chefs do país

Projeto Fartura | 10/12/2020

Gastronomia. Uma prova de resistência. Assim se apresentou 2020. Ninguém, ninguém mesmo, lá no Réveillon, entre brindes e pedidos para o ano que vinha nascendo, podia imaginar o que vinha pela frente. Primeiro, chegaram notícias do oriente, um vírus perigoso na China. E, de repente, quando menos se esperava o coronavírus estava batendo à nossa porta. A partir daí instalou- se uma pandemia. E o mundo mudou. Além de adoecer o corpo, COVID-19 também adoentou nossa rotina. Ruas vazias, escolas e estabelecimentos fechados. Sair de casa virou um risco.

E o vírus também atingiu com um golpe certeiro o Fartura. Como fazer se a principal missão do projeto é exatamente reunir pessoas de norte ao sul ao redor da gastronomia? Um projeto que já percorreu 77 mil quilômetros atrás de histórias de gente que faz da comida seu ganha pão e, mais, faz de receitas, insumos e produtos brasileiros o verdadeiro sentido de suas vidas?
E foi preciso suspender as expedições.

Mais um ponto: estamos acostumados a levar milhares de apaixonados por gastronomia para as ruas. Só no ano passado, foram mais de 85 mil pessoas. Sempre reunimos os principais chefs para democratizarem seus pratos por meio de preços mais acessíveis. Em 2019, foram mais de 200 mil refeições servidas! Com edições anuais realizadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes e Lisboa (Portugal), ficamos
impossibilitados de celebrar a gastronomia como gostamos: todos juntos. Como bem definiu o chef paraense Thiago Castanho, “fartura é uma mesa com várias travessas em que todos vão enfiando seus talheres e experimentando um pouco de cada coisa. É dividir. E isso é a cara do Brasil.”

Pois bem, em 2020 tivemos que recolher, em parte, nossos talheres. Apesar de todas as dificuldades, fizemos o Fartura acontecer. Muitas vezes, virtualmente. Outras, presencialmente seguindo todas os protocolos de segurança. E, agora, em dezembro, realizamos pela primeira vez o Fartura Nacional, evento que acontece simultaneamente em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo. Sim, em meio a tempestade trazida pela pandemia, conseguimos conectar o Brasil de Norte a Sul em torno da comida. Que orgulho.

E para realizar isso, corremos contra o tempo. Em novembro, reunimos 30 dos maiores chefs do país para cozinharem em duplas em Belo Horizonte. O resultado foi uma mistura maravilhosa de saberes, uma troca intensa de experiências. Um chef de Brasília cozinhando com um de Belém; um de São Paulo dividindo o fogão com um de Fortaleza; um mineiro trocando conhecimento com um de Porto Alegre. Trinta menus distintos, uma verdadeira festa de sabores de todas as regiões do Brasil. Riqueza pura.

E olha que a festa ainda nem começou. Dos dias 11 a 13 de dezembro, os moradores de dessas seis capitais poderão provar – literalmente – o resultado desses encontros. Os menus, compostos por entrada, prato principal e sobremesa, serão comercializados em restaurantes e por delivery nessas cidades. Para conhecer os participantes, corra no nosso site (www.farturabrasil.com.br). Além da lista, você também poderá acompanhar uma programação completa com a presença de chefs e produtores de todos os estados do Brasil.

Em meio ao isolamento, encontramos luz no encontro. Encontramos luz nos que nos move há mais de duas décadas: o poder de união da gastronomia.

Mais Notícias