Envelhecimento do Sorriso

O importante é que todos saibam que envelhecer é um processo natural e que durante esse processo nosso sorriso também envelhece.

Da Redação | 14/07/2021

Sou dentista há quase 20 anos e em 2010 inaugurei a primeira Clínica Odontológica aqui no bairro Vila da Serra onde estamos situados próximo à Faculdade Milton Campos.

Gostaria de usar essa oportunidade para falar sobre o Envelhecimento do Sorriso porque acredito que hoje falta informação e conhecimento do público em geral a respeito da Odontologia Atual.

Mas antes de entrar na odontologia em si, um fato importante de se é ressaltar que hoje a expectativa de vida do brasileiro avançou de 44 anos em média na década de 40 para 76 anos em 2010 (dados do IBGE último senso) podendo superar os 80 anos dependendo da classe socioeconômica, ou seja dobramos a nossa expectativa de vida. 

E o que a expectativa de vida tem importância no tema? Ao meu ver, essa atual expectativa de vida impacta diretamente a odontologia pois se antes uma pessoa viveria até 44 anos, hoje é nessa faixa etária que vejo muitos de nossos pacientes a começar de fato uma nova etapa de vida, e esses mesmos pacientes, hoje jovens de 40/50/60/70 e porque não 80 anos não estão mais satisfeitos com seu sorriso pois o envelhecimento do sorriso é um processo natural tendo eles ainda muita vida pela frente. 

Amarelamento dos dentes e das antigas restaurações, apinhamentos e desgastes dentais deixando-os menores que vão acontecendo de forma contínua e gradativa com o passar do tempo. Esses sinais do tempo, todos sabem pois é algo visivelmente perceptível, o que a grande maioria não sabe é que com a Odontologia Atual podemos corrigir com procedimentos simples como Lentes de contato dental (tecnologia Alemã), que hoje em dia além de serem totalmente estéticos tendo uma gama infinita de cores podem transformar uma boca inteira com menos de 48 horas com a ajuda de um sistema de escaneamento bucal e impressora 3D usando uma tecnologia Cad Cam. 

Outro caminho para trazer de volta a harmonia e beleza do sorriso é a utilização de aparelhos dentais totalmente estéticos e quase invisíveis substituindo o inconveniente dos tratamentos que levavam anos para alinhamento dos dentes e que hoje em poucos meses fazem alinhamentos de dentes mesmo que estes estejam totalmente apinhados devolvendo ao paciente não só a estética quanto funcionalmente, melhorando assim a autoestima e a qualidade de vida. 

Esses são apenas algumas alternativas, o importante é que todos saibam que envelhecer é um processo natural e que durante esse processo nosso sorriso também envelhece, mas que atualmente a Odontologia oferece diversos recursos para resgatar a beleza do nosso sorriso e sua funcionalidade de forma fácil e muitas vezes indolor. 

Texto: Lílian Petrucelli

Mais Notícias