E-tron: Tiradentes recarrega as baterias do homem e da máquina

Este e-tron acelera de 0 a 100 km/h ocorre em 5,7 segundos e atinge a velocidade máxima é 200 km/h limitada eletronicamente. Os dados são do fabricante.

Da Redação | 19/10/2020

Novidade. Durante lançamento do e-tron Sportback em Minas, Audi inaugura na cidade histórica primeira estação para veículo elétrico

Audi e a histórica Tiradentes, o que ambas têm em comum?  Além de serem sinônimos de sofisticação e charme, a marca e a cidade mineira ganharam como laço de união: a primeira estação de recarga de veículos elétricos importados da região.

Ao mesmo tempo em que lança no mercado nacional (e no mineiro também) o e-tron Sportback, mais uma versão de seu modelo 100% elétrico, o fabricante alemão inaugura na luxuosa Pousada Pequena Tiradentes uma base para quem precisar abastecer, ou melhor, recarregar o automóvel.

O Audi e-tron Sportback é o segundo veículo 100% elétrico da marca. Ele tem design esportivo e arrojado, com carroceria em estilo coupé. Sua autonomia é de 446 quilômetros e tem preço sugerido de R$ 511.990,00. A concessionária de BH (Audi Center) é uma das 14 credenciadas a comercializar o veículo no País.

O modelo vem equipado com dois motores elétricos que geram 408 cv de potência e 664 Nm de torque. As forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro.  

Este e-tron acelera de 0 a 100 km/h ocorre em 5,7 segundos e atinge a velocidade máxima é 200 km/h limitada eletronicamente. Os dados são do fabricante.

O sistema de baterias de íons de lítio é composto por 36 módulos, pesa cerca de 700 quilos e pode ser recarregado desde uma tomada simples de 110V até as de alta tensão.

Leia também: Mercado automotivo e pandemia

Em estações de recarga ultrarrápida de 150 kW, como a da Pequena Tiradentes, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos. Ela armazena 95 kWh de energia bruta e é instalado como um bloco plano largo embaixo da célula de passageiros.

Há uma moldura protetora sólida e uma laminação de alumínio que abrange os 36 módulos das células. Com isso, o sistema torna-se mais rígido e à prova de impacto.

Durante ações de desaceleração de até 0,3 g – o que se aplica a mais de 90% dessas ações na condução diária – a bateria de alta tensão é carregada pelos motores elétricos, que atuam como geradores nessas situações.

O grau de recuperação em redução pode ser ajustado em três estágios, através das borboletas no volante de. De modo geral, o coupé obtém até 30% de sua autonomia através da recuperação.

O e-tron Sportback possui retrovisores externos virtuais, cujo suportes em formato de asa integram pequenas câmeras. As imagens capturadas aparecem em displays OLED de alto contraste na transição entre o painel de instrumentos e a porta. Se o motorista mover o dedo pela superfície do display sensível ao toque, são ativados símbolos com os quais o motorista pode reposicionar a imagem.

Com 4.901 milímetros de comprimento, 2.043 milímetros de largura e 1.616 milímetros de altura, o modelo tem entre eixos de 2.928 milímetros. Esta medida define o espaço interno, que é ampliado porque não existe túnel central entre os assentos.

Seu porta-malas é de 555 litros e, com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.665 litros. A ausência de um motor tradicional na parte frontal dá lugar a um compartimento de 60 litros que acomoda o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador compacto.

No interior, o painel e console central são dois displays do MMI Touch, de 10,1 e 8,6 polegadas, com retorno tátil e sonoro, levemente direcionados para o condutor. Pelo display superior o motorista controla informações, entretenimento, navegação e configurações do e-tron. No inferior, gerencia entrada de texto, funções de conforto e ar-condicionado com o pulso apoiado confortavelmente na alavanca do console central.

O Audi e-tron Sportback será comercializado em duas versões. A Performance e a Performance Black. Ambas são bem completas e possuem itens como bancos elétricos em couro com ajuste, suspensão a ar adaptativa, ar-condicionado de 4 zonas, teto solar elétrico panorâmico Open Sky, volante com ajuste elétrico de altura, rádio MMI com sistema de navegação e interface para smartphones com sistema iOS e Android, entre outros.

FOTOS / JC

Mais Notícias