Dia das Mães: compras online podem ser melhor opção

Os varejistas de eCommerce estão apostando em promoções para incentivar o consumidor a gastar.

Da Redação | 03/05/2021

O distanciamento social continua sendo a melhor forma de evitar a propagação e contagio do vírus da COVID-19. Sendo assim, para não passar em branco uma das datas mais especiais do ano, muita gente deve recorrer ao comércio online para comprar presentes de Dia das Mães.

“Quem for apostar no eCommerce deve prestar atenção em detalhes importantes, como tempo de entrega e políticas de troca, além de se assegurar de que está fazendo negócio com uma empresa séria”, recomenda a gerente de marketing da Zebra Technologies no Brasil, Shirley Klein. A empresa, no mercado há mais de 50 anos, oferece soluções que tornam as operações de Varejo e eCommerce mais eficientes e competitivas.

Confira as recomendações da especialista para não ter surpresas com os presentes de Dia das Mães.

  1. Pesquise sobre a loja

Para ter certeza de que você está fazendo um pedido em um site seguro, preste muita atenção a revisões e comentários de outros clientes na loja e em plataformas como o Reclame Aqui, e fuja daquelas com críticas muito negativas e não resolvidas.

No geral, as grandes varejistas já possuem operações organizadas e robustas. Para obter mais informações sobre lojas menores, recorrer às redes sociais é sempre uma boa opção. Investigue se algum conhecido já fez negócio com a empresa e peça recomendações.

 2. Observe as políticas de pagamento

Antes de fechar o carrinho, confira se a loja conta com selos e certificados de segurança que atestam que ela oferece um ambiente de compra protegido. Além disso, busque saber se ela aceita o método de pagamento que você pretende usar. Vale também ficar atento às variações de preço para comprar à vista e a prazo.

É comum que os eCommerces destaquem o preço mais baixo, confundindo os consumidores que pretendem parcelar. Preste atenção também em lojas que dividem, mas que cobram juros a partir de um determinado número de parcelas. Caso você vá pagar com cartão de crédito, emitir um cartão virtual apenas para aquela transação é uma maneira de proteger os dados do seu cartão principal e minimizar o risco de fraudes.

  1. Verifique o tempo de entrega

Às vésperas do Dia das Mães, preste atenção nas condições de entrega que a loja oferece para ter certeza de que o presente vai chegar a tempo, especialmente em tempos de operações sobrecarregadas por conta de data comemorativa. Algumas entregam em poucas horas dentro dos grandes centros por uma taxa extra. Dê preferência também para os varejistas que oferecem rastreio do pedido, assim você consegue acompanhá-lo durante toda a jornada, do centro de distribuição até o destino final.  

  1. Considere a possibilidade de ter que trocar ou devolver

Antes de fechar o pedido, procure pelas políticas de troca e devolução, para o caso de o presente não dar certo. A maioria das lojas online oferece frete reverso para trocas, assim você só precisa levar o pacote aos Correios, com os custos de envio cobertos pelo varejista.  

Foto: Pixabay

Mais Notícias