Conartes Engenharia apoia ação em bairro histórico de Nova Lima

Projeto revitaliza casas coloniais no Boa Vista e ainda busca fomentar o turismo na região.

Da Redação | 16/07/2021

Conartes Nova Lima

Uma das referências no setor da construção civil em Minas Gerais, a Conartes Engenharia acaba de marcar mais um gol de placa. A empresa anunciou o projeto de revitalização de casas no bairro Boa Vista, uma das regiões mais antigas de Nova Lima.

No total sete casas estão sendo revitalizadas pela Conartes. O bairro é tradicional na cidade, pois abrigava os trabalhadores das minas de ferro e ouro.

Segundo a empresa, o objetivo principal desta coparticipação no projeto – chamado de “Nova Lima Carinhosa” – é valorizar e fomentar o turismo local, que se destaca como um relevante ponto turístico de Minas Gerais.

O projeto está sendo desenvolvido com moradores locais, e ainda visa preservar o patrimônio histórico da cidade por meio da pintura das fachadas das residências.

Estilo Bonserá

O Boa Vista tem um significado histórico muito relevante para Nova Lima. Segundo a prefeitura local, ele é formado em sua maioria por casas ao estilo bonserá. Esta modalidade de construção é semelhante ao colonial, e remete ao século 18. As casas são geminadas, coladas umas às outras.

O bairro foi construído onde havia anteriormente senzalas, um cemitério para escravos e um convento. Fica aos fundos da “casa grande”, sede da fazenda que deu origem a uma das maiores minas de ouro do mundo.

Também está localizado no Boa Vista um cemitério destinado aos ingleses, antigos proprietários da mina St. John Del Rey. O bairro tem área verde preservada, com grande capacidade de desenvolver o turismo ecológico.

Destaque para uma trilha que liga a Boa Vista ao Parque das Mangabeiras em Belo Horizonte, que proporciona ao caminhante uma bela visão.

Foto: Filipe Rhodes

Confira outras matérias sobre a Conartes AQUI.

Mais Notícias