Como se preparar para viagens com crianças pequenas

Viagens de fim de semana para o interior e cidades vizinhas são as melhores opções nesse momento

Paula Vereza | 04/01/2021

O fim do ano é marcado pelo período de férias e recessos, o que para muitos significa viajar para descansar ou para reunir a família. Outra coisa comum dessa época são famílias se preparando para viajar com crianças pequenas e muitas vezes passando sufoco, pois essa pode ser uma tarefa muito estressante. Por isso, para evitar que esse período seja de desgaste e ajudar vocês que estão um pouco perdidos, vou dar algumas orientações de como se preparar para essas viagens, de forma que a família toda aproveite ao máximo. 

Em razão do cenário de pandemia, que ainda não passou, viagens curtas e de carro são a opção mais segura e a maior tendência para os próximos meses, de acordo com informações da Associação Brasileira de Viagens (Abav). Viagens de fim de semana para o interior e cidades vizinhas são as melhores opções nesse momento, assim é possível revisitar um local e conhecer novos lugares que estão bem próximos a sua família. 

Como escolher o destino ideal em uma viagem com crianças?

O destino ideal é aquele para onde a família deseja ir. Principalmente quando os filhos são pequenos, os pais devem escolher com base em seus gostos e vontades e adaptar os filhos ao local pretendido, como um resort ou um hotel mais estruturado. 

Orientação de ouro: como fazer malas práticas que contém somente o necessário:

Para fazer uma mala pequena uma dica é colocar tudo em cima da cama e depois tirar a metade dos itens, outra dica é pensar exatamente no que vai vestir a cada dia (repetindo roupas, é claro). Se ainda estiver achando difícil, imagine que sua mala não chegou ao destino e você precisa fazer compras super básicas para passar alguns dias. O que você compraria? É isto que você vai realmente precisar.

E claro não se esqueça de itens como carrinhos, cadeirinhas para carro, malas de mão, brinquedinhos, casaquinhos e dos documentos de toda família.

Firme uma trégua 

A viagem deve ser um momento de lazer em família, por isso o stress do dia a dia deve ser deixado em casa. Tanto pais como filhos devem se comprometer a manter o clima leve e a harmonia para que o clima da viagem seja o melhor possível.

Saiba lidar com imprevistos

Seja o tempo que não estava como na previsão, o hotel que não era tão bom, ou o voo que atrasou, imprevistos acontecem em qualquer tipo de viagem. O importante é estar preparado e manter o bom humor. As crianças ficam alertas quando percebem que os pais estão nervosos. Nestes momentos, um adulto pode tentar resolver a situação enquanto outro distrai as crianças. Quando eles são maiores, aproveite para explicar o que está acontecendo para que eles entendam o momento de tensão.

As refeições são fundamentais por isso faça delas um momento leve

Com crianças é importante reservar mais tempo para as refeições. Por isso, leve lanchinhos, frutas e compre suco quando não for possível fazer as refeições em um restaurante ou o almoço for atrasar, por exemplo. Outra dica importante é tomar um bom café da manhã, onde as crianças podem comer cereais, frutas, ovo, sanduíches saudáveis, bolo e os adultos também. Pois a fome atrapalha qualquer programa.

Equilibre os programas de adultos e crianças ao longo da viagem

Para a viagem ser legal para todos é importante que cada um tenha seu momento nela. Por isso é preciso que os pais equilibrem seus momentos de diversão e os momentos de diversão dos filhos. Crianças estão sempre querendo brincar e correr por qualquer parquinho ou praça e esses momentos devem ser equilibrados com outros momentos como os de se sentar em um restaurante ou fazer compras. Nessa hora é preciso que tanto pais quanto filhos cedam um pouquinho para que a viagem seja legal para ambos. 

Comece a viajar com seus filhos com eles bebês

As vantagens de viajar com um bebê  incluem: bebês de até 2 anos viajam de graça, se estiverem no colo dos pais em grande parte das companhias aéreas e não pagam hospedagem; quando eles são bem pequenos a alimentação pode ser bem simples, basta a mãe ou uma mamadeira quando fazem uso dela. O outro ponto mais positivo é que viajar passa a fazer parte do cotidiano da criança.

Seja em uma viagem para visitar a família ou para conhecer um novo destino é importante se organizar e com essas dicas sua família com certeza estará mais preparada para aproveitar da melhor forma esse período do ano. 

Confira outros textos da colunista Paula Vereza (aqui)

Mais Notícias