Como manter o pedal em dia

Hugo Prado Neto | 01/12/2020

Esporte. Como mencionei anteriormente, pedalar trás inúmeros benefícios para nós bikers, mas a falta de constância e frequência, fazem com que retrocedemos e perdemos grande parte dos ganhos e benefícios.  

Como podemos evitar esse declínio após tanto suor?

Quais cuidados devemos tomar para inserirmos o pedal em nossas vidas a longo prazo, como parte do nosso dia a dia e estilo de vida?

Disciplina, é um dos pilares mais importantes para colocarmos a bike como parte da nossa rotina, pois sem a mesma, fica inviável mantermos a frequência necessária para termos os benefícios da bike. Ter a frequência quebrada em 1 semana, seriam vários passos para trás no processo de evolução.

Os atletas amadores que eu treino, tem geralmente  7-10 dias OFF no final da temporada. Ou seja, eles tem um descanso físico e mental prolongado dentro do nosso contexto de atleta. 

Agora, imaginem um iniciante tentando antes de mais nada, encaixar a rotina de frequência de treinos!? A disciplina de executar a frequência de pedais necessária para cada biker é crucial.

E como encaixar disciplina em uma logística semanal de vida tão corrida? 

Ao meu ver, é de suma importância traçar metas e objetivos com algum profissional, para que o mesmo, faça o gerenciamento de sua performance, te ajudando a manter o foco e aplicando a disciplina diariamente.

Ter um objetivo traçado em mente é primordial,  pois assim, criamos dentro de nos,  uma motivação que te leva consequentemente, a  ter disciplina.

Com o profissional ao seu lado, você tem uma pessoa com opinião objetiva que monitora todo o seu progresso e norteia seus próximos passos com maior precisão e assertividade. Esse back up, acaba criando uma disciplina, evoluindo de tal forma que você se sentira tão bem que a disciplina vira uma diversão, um prazer, uma ansiedade para que o próximo dia de treino chegue logo. 

 NÃO ache que competição não encaixa no seu perfil… Ela encaixa sim. 

As vezes,  ela é apenas um formato bacana de você ter um norte até o dia da competição e concretizar ainda mais a disciplina que leva a constância da atividade e frequência. 

É bem legal durante a prova, conhecer lugares diferentes para pedalar, com toda segurança e estrutura que uma prova tem, fazendo novas amizades e vivendo ainda mais esse saudável estilo de vida.

Fica a dica…

Paciência! Dê tempo ao tempo e não construa castelo de areia nessa nova empreitada.  Tudo que começa muito quente só pode esfriar.  

Siga firme que a evolução virá. 

 Não pule degraus.  É como uma construção que depois de embalada e feita e tendo a sua base inicial com uma frequência sólida e com uma boa orientação, a continuação do processo sera automática e garanto a vocês que muito em breve, estarão querendo mais tempo em cima da bike ao invés de lutarem para cumprir o que foi inicialmente programado!  

Clichê mas na prática é isso aí: “a vida é igual andar de bicicleta. Para se manter em equilíbrio é preciso se manter em movimento” Albert Einstein 

Mais Notícias