Com Açúcar ou Adoçante?

Humberto Alves Pereira Filho | 20/09/2021

diretor Humberto Alves Pereira Filho

Com afeto! Amor, paixão, dedicação, vocação e muito trabalho.

Com estes ingredientes, Minas é o maior produtor de café no Brasil, logo, o maior produtor e exportador do mundo. Em segundo lugar está o Vietnã e em terceiro, a Colômbia, o famoso café colombiano.

Bebericando esta certeza, mais uma prova da pujança da agricultura brasileira, participei, semana passada, do 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, no Verdemar Sion.

O feliz e merecedor vencedor foi um agricultor de Espera Feliz, na região das Matas de Minas.

O resultado direto é que já atraem e seduzem, nas 1001 lojas Verdemar de BH, os cafés campeões do concurso que avaliou e premiou a safra 2020.

Não me deixa mentir, o governador de Minas, Romeu Zema, outro privilegiado e mais ilustre comensal do evento.

Nome do milagre, nome do santo, o cafeicultor Ademir Abreu de Lacerda. Sim, o de Espera Feliz, que elogiou a Emater: “Nos orienta e dá suporte para que nós, agricultores, possamos evoluir sempre, buscando tecnologias para melhorar nosso produto, garantindo a qualidade na mesa do consumidor”.

O governador Zema também sabia de cor a lição de casa, destacando a importância do café na geração de empregos e renda em Minas, ressaltando os investimentos para que o produto da melhor qualidade chegue à mesa dos mineiros.

Concursos de café, queijo, cachaça, doces ou outros de nossos tesouros, têm papel fundamental, incentivam, aumentam a busca incessante pela já citada qualidade.

Espaço não falta. Minas tem 463 municípios produtores de café e uma área cultivada de 1,2 milhão de hectares.

Mas passemos aos números da Embrapa.

A produção dos Cafés do Brasil em 2021 foi avaliada em 48,80 milhões de sacas de 60kg; 33,36 milhões da espécie arábica e 15,44 milhões de conilon. Redução de 22,6% se comparada aos números do ano passado, com 63,07 milhões de sacas. A produção de arábica teve redução de 31,5% e a de conilon, acréscimo de 7,9%.

Não se assustem com esta redução da arábica, é normal e “atribuída ao ciclo de bienalidade negativa, que alterna um ano de maior produção com outro de baixa”.

Sem esquecermos as condições climáticas adversas, o frio e a estiagem, em várias regiões. Tudo no controle e na santa paz.

Mesmo assim, em 2021, Minas deve colher quase 18 milhões de sacas, no lugar das quase 30 milhões da safra passada. 

O lugar ideal, com um evento perfeito, para comprovar toda a riqueza das terras de Minas, incluindo o café, claro, é Tiradentes e seu atual 24º Festival Cultura e Gastronomia, até dia 26, em formato híbrido – com ações presenciais, seguras e uma programação online, que funcionou como relógio suíço e carro alemão no ano passado.

Parabéns ao diretor geral do evento, Rodrigo Ferraz, por um dos únicos festivais do Brasil a se reorganizar tão rapidamente.

Vamos aos números que, como a fé, não costumam falhar? 13 grandes chefs preparando jantares. Cerca de 15 produtores na Mercearia Fartura presencial e mais de 30 no e-commerce, 36 cursos virtuais, 32 shows musicais online, além de lives, dicas, muito conteúdo de qualidade e ações sociais.

Os festins, jantares especiais e exclusivos, criados a quatro mãos, estão entre as atrações mais aguardadas.

Para resumir e fechar o assunto, trazemos Rodrigo Ferraz de volta: “Este foi mais um ano difícil para todos do setor de gastronomia e, principalmente, de eventos. Em 2021 conseguimos dar um passo adiante e teremos programação presencial, complementada por ações virtuais. Que em 2022, quando o festival completa 25 anos, possamos fazer uma grande celebração como sempre foi”.

Celebração com afeto! Amor, paixão, dedicação, vocação e mais trabalho. O açúcar, ou adoçante, fica a gosto do freguês que tem sempre razão.

Este ano, recomendamos o festival com “Trem de Ferro”, parceria de Tom Jobim e Manuel Bandeira, cantando em ritmo de Maria Fumaça: “Café com pão é muito bom, café com pão é muito bom, café com pão é muito bom…”.

Confira outros textos da coluna de Humberto Alves Pereira Filho AQUI.