Cidade alegre, vitrines coloridas

BH COSMOPOLITA - O carimbó da Tutu com Tacacá, partida de vôlei e as novas experiências da Lore.

João Eugênio e Thiago Romano - BH Cosmopolita | 26/11/2021

Não sei vocês, mas nós estamos amando o clima de esperança que chega com o aumento dos dados de vacinação, um fim mais visível da pandemia e o próximo verão. A cidade já está mais alegre, as vitrines mais coloridas, a música tem clima de Carnaval e os restaurantes voltaram a ser para encontros.

01 / Ritmo paraense com jeitinho mineiro

Se você nunca foi ao Bloco da Fofoca, no Carnaval de Belo Horizonte, não sabe o que está perdendo. As centenas de saias coloridas rodando na avenida são um show à parte, mas a animação mesmo fica por conta do carimbó, ritmo paraense Pará dos mais contagiantes. Do sucesso do bloco, veio a vontade de criar um projeto para o ano todo e assim surgiu a banda Tutu com Tacacá.

O nome faz referência a pratos típicos de Minas Gerais e do Pará, de onde também vêm a mistura de sonoridades proposta pelo grupo. Isso vai desde a instrumentação que mistura tambores curimbó (que vieram mesmo do norte do País) com as caixas de folia daqui, e também a tradição do carimbó combinada à do nos muito mineiros Guarda de Congo, Moçambique e Folia de Reis. O resultado é folclore, é Carnaval e muito dançante.

Para quem ficou curioso, a Tutu com Tacacá acaba de lançar seu primeiro álbum autoral nas plataformas de streaming musical. O trabalho reúne oito músicas criadas a partir de uma residência artística feita no Pará pela percussionista Marina Araújo e a vocalista Ana Luísa Cosse.

“Isso foi essencial para entendermos a fundo essa expressão cultural. Voltamos a BH com as bençãos dos mestres e mestras paraenses, e isso nos deixou inspiradas para fortalecer ainda mais o movimento de carimbó em Minas Gerais”, conta a cantora e compositora Ana Luisa Cosse.

O disco é tudo o que a gente precisa nesse momento de esperança, otimismo e vontade de festa. Vale a pena colocar uma saia rodada, Tutu com Tacacá alto no som, e sair dançando por aí! Tenho certeza que seu humor vai ficar ótimo.

Ah, e recado para a banda: cadê o show, gente?

Saiba mais: instagram.com/tutucomtacaca

FOTO/ Bruna Brandão

02 / Grupo Galpão lança novo trabalho

Hipnotizada pela imagem de um vulcão ativo do outro lado do mundo, uma mulher parte ao encontro de sua fúria. No caminho, sem conseguir voltar, ela se descobre em uma gravidez extraordinária, começando o relato da viagem que dá forma a esta peça-filme, jornada entre o teatro e o cinema.

Em Partida de vôlei à sombra do vulcão, o Grupo Galpão se inspira no realismo fantástico e integra o projeto “Dramaturgias – Cinco passagens para agora” e faz sua estreia nacional no dia 04 de dezembro, às 20h, pelo canal da companhia no Youtube.

Saiba mais: Temporada – 4 de dezembro a 19 de dezembro de 2021; quinta a domingo, às 20h, no canal do Grupo Galpão no Youtube.

03 / Uma imersão no mundo de Lorena Lage

A Lore é dessas marcas que conseguem ser tão queridas por suas clientes, que se tornam praticamente amigas. Fundada pela estilista Lorena Lage há quase 15 anos, a label sempre investiu em uma sofisticação confortável, cheia de cores vibrantes. Ela traz uma estética da alegria, com coleções repletas de looks despojadamente chics, tecidos naturais, cortes de alfaiataria e modelagens que abraçam o corpo, destacando a beleza da silhueta feminina.

Pois bem, agora a Lore dá o próximo passo e inaugura sua primeira Flagship Store, no bairro Vila da Serra, dia 10 de dezembro. “A proposta foi criar uma identidade visual única e contemporânea, apresentando o universo estético da marca por meio de espaços bastante coloridos, ressaltando a presença do verde, do pink e do nude”, explica Lorena.

O responsável pelo projeto é o arquiteto Sérgio Viana, o mesmo que assinou a surpreendente AvantGarde Concept Store. A loja ainda não inaugurou, mas conhecendo o trabalho do Sérgio, com certeza será um espaço multissensorial que vai promover uma verdadeira imersão no mundo da Lore.

Ouvi dizer que vai ter coleção exclusiva para o lançamento da loja, hein. Fica de olho!

Saiba mais: Alameda Oscar Niemeyer, 1356, Vila da Serra / www.amolore.com.br