Chevrolet confirma produção de nova pick-up compacta no Brasil

Fábrica de São Caetano do Sul (SP) já está sendo adaptada para iniciar a montagem do modelo, que terá a mesma plataforma do Onix.

Luís Otávio Pires | 10/05/2021

fábrica GM

Já havia rumores no mercado, mas apenas nesta segunda-feira, 10, a General Motors confirmou que irá produzir, em São Caetano do Sul (SP), uma nova pick-up para complementar a linha de utilitários da marca Chevrolet. A montadora não revela qual seria este modelo, mas é quase certo que seja a nova Montana.

A nova pick-up, que chega às lojas em 2022, será produzida tanto para abastecer o mercado interno quanto para exportação a países considerados estratégicos pela GM na região, tais como os da América do Sul e Central.

Investimentos

Com plataforma do Onix, o produto faz parte dos investimentos de R$ 10 bilhões previstos para o estado paulista até 2025. “O modelo vai estrear um conceito completamente inovador para a marca no segmento de veículos utilitários”, afirma o presidente da GM América do Sul, o argentino Carlos Zarlenga.

A nova Montana encontra-se em fase de desenvolvimento, mas a fábrica no ABC Paulista já está sendo preparada em várias etapas, a fim de reduzir os impactos na produtividade do complexo.

A primeira fase está prevista para iniciar logo nas próximas semanas.

Segundo a GM, a fábrica vai receber ferramentais específicos, que precisarão ser instalados e implementados para iniciar a montagem do veículo inédito.

Está prevista ainda uma readequação no fluxo fabril do complexo. Os colaboradores, incluindo dos fornecedores, também terão que passar por treinamento e capacitação.

O vice-presidente de Manufatura da GM América do Sul, Luiz Carlos Peres, explica que adicionar um produto totalmente novo numa linha de montagem ativa é sempre uma jornada complexa, principalmente diante dos desafios tecnológicos que o projeto impõe.

“Até por isso a preparação da fábrica será executada em diversos estágios, que levarão meses cada um deles”, observa.

Foto: Fábio Gonzales

Confira outras matérias sobre a Chevrolet aqui.

Mais Notícias