Cemig investe cada vez mais em energias renováveis

Para isso, criou a Cemig SIM, especializada em soluções inovadoras, inteligentes e ecológicas para o uso eficiente dos recursos energéticos.

Da Redação | 17/12/2021

A Companhia Energética de Minas Gerais tem investido na produção de energias renováveis, ampliando sua capacidade de geração, mas com uma maior participação das fontes solar e eólica.

Antenada com as diretrizes de órgãos internacionais para a sustentabilidade, como a ONU, a empresa participou, recentemente, da COP 26, conferência que reuniu mais de 190 líderes mundiais discutindo sobre as mudanças climáticas. Detentora de prêmios reconhecidos mundialmente, a Cemig prepara o futuro para das próximas gerações.

A empresa então criou, em 2019, a Cemig SIM, com a premissa de oferecer soluções inovadoras, inteligentes e ecológicas para o uso eficiente dos recursos energéticos. Um dos seus produtos é a contratação da energia solar por assinatura. Mais uma inovação da companhia oferecida para pessoas residentes em casas e apartamentos, e também para as empresas.

A SIM atua no mercado de geração distribuída, universalizando e incentivando o uso da energia solar com valores mais atrativos que os praticados pelo mercado de energia convencional. Ou seja, comércios, indústrias e residências podem aderir ao uso da energia elétrica e economizar

Quem pode participar? As pessoas físicas e jurídicas que são clientes de baixa tensão e titulares da fatura de energia da Cemig. No plano residencial, precisa ter consumo médio mensal acima de 300kWh, e no plano empresarial um consumo médio mensal acima 500kWh.

A energia é gerada remotamente, em áreas com radiação solar mais favorável, nas regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais, e chega pela rede da distribuidora, porém, com menor custo. O valor do desconto médio oferecido aos clientes é de 18% e não é necessário nenhum tipo de investimento ou obra.

Vantagens da assinatura do Cemig SIM são: desconto médio de 18% na conta de luz; desenvolvimento sustentável e de baixo impacto ambiental; sem obras, instalações ou qualquer investimento para a adesão; e se toda a energia contratada não for utilizada, ela fica para o próximo mês.

Usina Solar

A Cemig SIM também oferece seu know-how para a construção de usinas solares, levando economia de até 95% com energia limpa e renovável. Hotéis, condomínios, redes de supermercados, concessionárias, escolas e universidades, indústrias, podem construir sua própria usina solar. As vantagens são diversas como a redução na tarifa elétrica e a utilização do saldo de energia em até cinco anos. Além da durabilidade dos painéis solares, cerca de 25 anos, o que garante muito mais economia ao longo dos anos.

A Cemig possui um parque gerador composto de 100% de energia renovável, totalizando uma capacidade instalada significativa de aproximadamente 6,0 GW. As usinas em operação estão localizadas na sua maioria em Minas Gerais, mas também nos Estados de, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará.

A empresa possui dois parques eólicos localizados no Ceará: Parajuru, com 19 aerogeradores, e Volta do Rio, com 28, formando uma capacidade de geração de 70,8 MW.

A Cemig GT pretende ampliar sua capacidade de geração até 2025, aumentando em 1GW a capacidade instalada e diversificando a matriz energética, com maior participação das fontes solar e eólica na carteira de ativos da companhia.

As fontes de geração de energia da Cemig estão nas modalidades hidrelétrica, fotovoltaica e eólica, e são consideradas de “baixa emissão de carbono” e respeitam as mais modernas diretrizes ambientais, nacionais e internacionais.

Sabe-se que toda a comunidade global, sejam governos ou empresas, está se mobilizado na busca de soluções para a reduzir drasticamente e emissão de gases de efeito estufa (GEE) em todas as atividades humanas. A Cemig, como geradora de energia limpa e renovável, está verdadeiramente contribuindo com essa causa.

FOTO / Divulgação CC / Cemig