Celebremos a cerveja!

É comum que cervejarias criem rótulos em comemoração ao mês de outubro. Em BH é possível experimentar um lançamento especialmente para a Oktoberfest da Cervejaria Trinca.

Albanos | 29/10/2020

Happy hour. Apreciar uma boa cerveja é um ritual, um momento de prazer e comemoração. Por isso, não é de se espantar que uma das maiores festas populares do mundo aconteça em homenagem a ela: a Oktoberfest, realizada anualmente em Munique, na Alemanha.

Em 1810, na celebração do casamento do rei bávaro Luís I com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen, as ruas da cidade pararam para assistir os desfiles da nobreza, regados a muita comida e bebida. Com o sucesso, a grande festa entrou no calendário tradicional da região.

Mais de seis milhões de turistas vão a Munique para as comemorações, que começam no fim de setembro, com a tradicional cerimônia de abertura “O’zapft is”, e terminam no primeiro domingo de outubro. Vem daí o nome Oktoberfest (em alemão, “Oktober” significa outubro, “Fest”, festa ou festival). Cerca de sete milhões de litros da bebida são consumidos em grandes canecos. A ideia é ter abundância para celebrar a maior festa da cerveja do mundo!

O evento acontece em diversos países e no Brasil também. A Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, é considerada a maior das Américas e a segunda do mundo – atrás apenas da Oktoberfest original, com mais de 700 mil pessoas. Em 2020, devido à pandemia de Coronavírus, nem a Oktoberfest de Munique, nem a de Blumenau, foram realizadas. A medida foi adotada para evitar aglomerações e diminuir os riscos de contágio. Ainda assim é possível celebrar a bebida em casa ou em restaurantes.

É comum que cervejarias criem rótulos em comemoração ao mês de outubro. Em BH é possível experimentar um lançamento especialmente para a Oktoberfest da Cervejaria Trinca. A Lolla é uma Amber Lager maltada, leve, fácil de beber. Uma cerveja com muita personalidade, assim como a Lolla que a inspirou: a mais famosa amante do Rei Luís da Baviera. Cortesã, de origem irlandesa, dançarina exótica, autora de um tratado sobre a arte da sedução, ela impactou toda a corte.

Uma autêntica Festbier, categoria oficial da Oktoberfest desde 1990. Antes disso, a tradição era que a Marzen alemã fosse a cerveja oficial do evento. E em celebração à data, a Cervejaria Albanos também lança a Albanos Marzen.

Inspirado na Amber Lager alemã, o novo rótulo Albanos apresenta as notas doces e caramelizadas dos maltes como destaque. Aromas de banana caramelada, balas de açúcar, calda de pudim são percebidas logo de cara. Nem por isso o sabor é doce ou enjoativo. Pelo contrário, o amargor terroso dos lúpulos equilibra perfeitamente a alta carga de malte. E o que dizer da aparência? Límpida, brilhante, com a coloração de cobre, uma cerveja que se revela linda no copo!

Abra sua cerveja e cheers!

Onde encontrar:

Para entender melhor:

Lager: é um tipo de cerveja fermentada e armazenada em baixas temperaturas. A fermentação é feita pela levedura Saccharomyces pastorianus e ocorre em temperaturas baixas, que ficam entre 5°C – 14°C.

Amber Larger: está dentro do grupo de cervejas puramente lager, produzidas através do processo de baixa fermentação.

Foto: Thiago Henrique

Mais Notícias