Carros da Fiat, Jeep e Ram terão wi-fi nativo a partir do próximo ano

Tecnologia dará cobertura 4G em todo o Brasil e só será possível, graças à parceria da FCA com a TIM

Da Redação | 31/10/2020

Parceria FCA e TIM

Conectividade. Uma parceria entre a FCA (Fiat Chrysler Automóveis) e a TIM Brasil irá oferecer conectividade aos modelos das marcas Fiat, Jeep e Ram vendidos no Brasil a partir de 2021. O acordo prevê que futuros lançamentos terão o eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com cobertura na camada 4G.

Outro benefício apontado pela parceria é que vai permitir a comunicação ativa e em tempo real do carro com o usuário, com a montadora e com a rede de concessionárias.

Leia também: Mercado global de motos ganha a nova Trident 660 a partir de janeiro de 2021

Os clientes poderão até dar a partida remotamente no veículo e acionar o ar-condicionado ou o aquecedor para garantir a temperatura interna ideal antes mesmo da entrada no carro. O sistema nativo ainda vai permitir a identificação remota de eventuais falhas no veículo com a possibilidade de diagnósticos mais ágeis e precisos.

Ampla cobertura

O diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina, Breno Kamei, revela que a escolha pela TIM foi motivada pela ampla cobertura 4G e a evolução da plataforma IoT (internet das coisas).

Já o CIO da montadora para a América Latina, André Souza Ferreira, explica o carro conectado criará uma experiência digitalizada e personalizada do usuário. “Ele terá acesso a serviços e tecnologias integradas, fáceis de usar e seguras, mudando a forma como o carro é utilizado e como os ocupantes se relacionam com tudo o que está ao redor”, acrescenta.

Leia também: Nissan moderniza Versa para ser mais competitivo no segmento dos sedãs

Atualizações

A conexão com a Internet via 4G permitirá, ainda, a atualização de softwares e aplicativos pela nuvem e a integração com assistentes pessoais.

Para a TIM, que foi escolhida pela FCA após um processo longo e criterioso, o que une as empresas é a oportunidade de promover experiências completas aos consumidores, a fim de oferecer tudo que já é possível em um smartphone e tornar o carro mais um integrante da família.

FOTO / Léo Lara

Mais Notícias