Brasil Ride envolve provas de mountain bike e ciclismo de estrada

Disputada em cidades de São Paulo, Bahia e Minas Gerais, competição tem modelos da Jeep que servem de apoio para os organizadores.

Da Redação | 10/09/2021

Um dos eventos de ciclismo mais badalados do País, o Brasil Ride tem parceria com a Jeep. Para a montadora, bike e seus veículos têm tudo a ver: ambos são ligados à aventura e entretenimento. 

A competição terá oito etapas em quatro cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. A primeira foi durante o feriado, de 5 a 7 de setembro, em Botucatu (SP). As demais acontecem dia 12 de setembro em Pardinho (SP), 7 a 13 de novembro em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro (BA); 4 de dezembro novamente em Botucatu (SP), e de 14 a 18 de dezembro em Conceição do Mato Dentro (MG).

A Jeep disponibiliza um Wrangler como carro madrinha na ultramaratona Brasil Ride e dois Compass Trailhawk e dois Renegade Trailhawk que servem como carros de apoio para as provas. 

O Brasil Ride é considerado o maior evento de ciclismo outdoor do País. Mountain Bike para adultos e crianças; amadores e profissionais, além do ciclismo de estrada formam o festival.

A prova de Mountain Bike – conhecida como Warm Up -, é composta por duas categorias: Pro, disputada em três dias, e Sport, em um dia. A modalidade E-mtb são para bikes elétricas que funcionam por meio de pedal assistido, ou seja, o motor só funciona se o ciclista estiver pedalando.

Para os iniciantes é a modalidade Tour, criada para incentivar a prática de ciclismo de estrada. O percurso é preparado para diversão levando em conta a característica de iniciante na modalidade. Há ainda a Kids Bike Race, que visa desenvolver e incentivar a prática do esporte para mini bikers.

A etapa mineira do Brasil Ride será disputada em dezembro, em Conceição do Mato Dentro e fecha a temporada. Serão cinco dias de competição que tem como pano de fundo a Serra do Espinhaço, reconhecida pela Unesco como área prioritária para conservação das riquezas naturais e culturais do Brasil e do mundo. O roteiro de bike é formado por trilhas ainda pouco exploradas. 

Fotos: Divulgação JC / Brasil Ride