Brand In: Mulher brilhante, carreira inspiradora

CEO da RM Cia., Rachel Maia acredita na inclusão da diversidades como forma de sustentabilidade dos ambientes corporativos.

Fabi Lopes | 14/01/2022

CEO Rachel Maia

Para inaugurar minha coluna de 2022 entrevistei para o CIDADE CONECTA Rachel Maia, uma mulher brilhante, com uma carreira inspiradora e com propósitos de inclusão e diversidade muito claros que pautam tanto seu profissional quanto pessoal. Tenho certeza que irão se encantar em conhecer um pouco mais desta executiva sensacional. Confira:

Estamos começando um ano novo e fiz questão de trazer uma mulher com sua força e respeitabilidade para inaugurarmos nossa temporada de 2022. Pensando neste mercado que ainda busca por muitas igualdades, como vocês da RM estão planejando o crescimento da empresa?

Primeiramente, muito obrigada pela confiança no meu trabalho e na minha companhia. Na RM Cia. (Consulting &Varejo) acreditamos muito na causa da nossa companhia, que é a inclusão da diversidade através de ações equânimes no ambiente corporativo bem como em outros setores da sociedade. Em um país como o Brasil, as linhas de largada são extremante desiguais. Contribuir para conscientizar as pessoas e líderes sobre esta realidade e promover ações afirmativas faz parte do nosso DNA. DEI (Diversidade, Equidade & Inclusão) não se trata somente de modismo. Faz parte do pilar Social e direitos humanos, dentro da filosofia da sustentabilidade, que vem se desenvolvendo há décadas e vai permanecer porque a sociedade de forma geral anseia por menos abismo sociais e todos seremos cobramos por isso: sociedade, empresas, indústrias e governos. Não apenas os grupos minorizados no Brasil como mulheres e negros, que são a maioria da população, mas também grupos privilegiados que são empáticos e aliados às causas sociais, cobrarão mudanças e deixarão de consumir produtos e serviços de organizações que não estiverem comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Em resumo, o negócio da RM Consulting  & Varejo é focado em  diversidade, equidade e inclusão. Decolamos em 2019 e, em 2022, planejamos seguir priorizando os minorizados, com grandes expectativas. O céu é o nosso limite.

Como você enxerga a importância da inovação na construção de um planejamento de marketing para nosso mercado atual?

Para um negócio se tornar ou manter consolidado, seus executivos precisam pensar de forma disruptiva, criando propósito e ações para além de seus produtos e serviços, mas ao mesmo tempo conectando ambos. O consumidor nunca foi mais consciente do que agora, e está atento aos impactos que causa ao seu ecossistema por meio das operações das marcas que consome.

Você foi a primeira mulher negra a ocupar uma posição de CEO no Brasil, uma cadeira em conselho de administração em uma empresa brasileira, e esteve na Forbes como uma das mulheres mais influentes do País. Hoje, olhando para trás, o que ainda falta conquistar na sua carreira como executiva?

Estou em um momento que tenho como missão trazer mais representatividade para liderança. Não quero ser a única presidente de empresa global no Brasil.

Você com 28 anos resolveu morar fora e investir em sua carreira para aprender a falar inglês. Nos dias de hoje quais as características que você busca em um profissional para seu time?

Busco profissionais comprometidos, com vontade de reaprender, aprender e realizar em time.  Competências técnicas a gente desenvolve, soft skills e habilidades comportamentais são mais desafiadoras.

Atualmente falamos muito em Branding Persona, e a sua é muito clara e bem construída. Como enxerga a necessidade das pessoas se verem no mercado como uma marca?

Talvez a gente precise começar a ressignificar essa ideia sobre branding persona que estão tentando nos vender.  Marcas são produtos e serviços, uma pessoa é a sua reputação. Trata-se muito mais do alinhamento entre discurso e ações, coerência e entregas efetivas. Uma marca não tem emoção, razão, sentimentos. Pode trazer um significado importante, criado por profissionais, mas é só uma marca. Nós somos pessoas.

Estamos na era do conteúdo e temas como pluraridade e um mercado igualitário estão cada vez mais sob os holofotes. Como você enxerga o posicionamento das empresas modernas pensando nestes dois pilares?

As empresas estão no início do processo para entender e aprender o quanto a equidade é fundamental como ferramenta para ampliar a inclusão da diversidade, principalmente, em países como o Brasil. 

A RM Consulting & Varejo possui valores muito claros e bem definidos. Para vocês o que é inegociável?

Somos uma empresa pequena, com aproximadamente 40 CLTs e associados, e o nosso valor básico e inegociável é o respeito ao próximo, o que não significa que os nossos colaboradores não serão cobrados. Sim, serão, mas sempre com muito respeito.

Foto: Renato Pinheiro

Confira outras colunas Brand In AQUI.