Bora pedalar? Dicas de como começar

Qual o seu objetivo? Qual o seu tamanho? Qual o seu nível de experiencia em andar de bike? Onde você mora e pretende andar? A partir desse mini questionário o profissional irá conduzir você ao modelo de bike ideal

Hugo Prado Neto | 08/10/2020

Mar de montanhas, trilhas infinitas e sensacionais ao redor da nossa metrópole, profissionais e lojas especializadas prontamente instalados na cidade.  É por isso que temos uma das maiores concentrações de atletas profissionais na região.  Por esses e outros motivos, Belo Horizonte é considerada a capital nacional do Mountain Bike.  E mais que isso, a bike faz parte da nossa cultura, do nosso estilo de vida.  E aí, bora pedalar?

Lembro da época que só minha amiga Deia Marcellini representava a mulherada na bike na cidade, agora as belas estão a todo vapor, embelezando ainda mais o MTB.  Pistas para crianças se desenvolverem com estrutura para os pais curtirem uma manhã de final de semana? Temos várias.  E a legião de crianças que estão trocando a bola por bikes é enorme.  Nunca pedalei e acho que não consigo aprender…  Essa desculpa não cola mais.  É um esporte democrático e agora com as bikes assistidas o esporte definitivamente é de todos.

Para começar é sempre bom buscar ajuda de profissionais e lojas autorizadas.  Marcas de bikes tradicionais e conceituadas garantem qualidade do produto que se traduz para você, consumidor final em:  segurança, conforto, performance e diversão. A localidade da loja também é um fator a se considerar, uma vez que revisões periódicas na bike serão essenciais, assim como questões de garantia. Valorize as lojas locais, o maior beneficiado será você. Itens essenciais/ obrigatórios: capacete, luva, óculos, bermuda de bike, câmara reserva, bomba de mão e um jogo de ferramentas portátil.  Cotoveleira, joelheira e até mesmo capacete todo fechado são itens interessantes de avaliar a necessidade de uso. 

Qual o seu objetivo?  Qual o seu tamanho? Qual o seu nível de experiencia em andar de bike?  Onde você mora e pretende andar?  A partir desse mini questionário o profissional irá conduzir você ao modelo de bike ideal, tamanho de quadro ideal e quais acessórios você deve comprar. Ainda na loja é preciso receber uma consultoria personalizada de qual é o rack (vulgo trans bike) que você deve adquirir para o seu tipo de carro.   Existem racks de teto, de engate, e até mesmo “pads” para tampas de caminhonetes.

Bike fit. Com a bike em mãos é hora de fazer o bike fit.  Seja qual for seu intuito com a bike, é crucial fazer esse serviço que é literalmente encaixar você na magrela, tirando várias medidas corporais e regulando as medidas de várias partes das bikes.   Deixar a máquina e o corpo humano em plena sintonia biomecânica, o que vai evitar você de ter lesões de over use e te dar maior segurança e conforto, colocando seu centro de gravidade no ponto ideal. 

E agora, aonde você vai pedalar?  Alguns locais em terra se tornaram tradicionais para os bikers iniciarem, como Retiro das Pedras e Alphaville. No Alphaville ainda tem o bônus para os iniciantes andarem no asfalto em ambiente mais controlado para depois seguirem para as trilhas.  Belvedere é um local mais próximo da cidade e com pouco trânsito, sinais e cruzamentos perigosos.  Em asfalto lá é uma ótima opção para ficar mais familiar com a bike antes de embarcar em aventuras mais radicais.   

No quesito segurança em trilhas é sempre bom estar acompanhado e estar equipado com app no celular ou até mesmo em acessórios da bike como o capacete que rastreiam todo o trajeto em tempo real de onde estão rodando.  Ter um profissional especializado acompanhando vocês para receberem dicas técnicas e oferecer segurança é uma boa também.

Mountain Bike é um esporte maravilhoso, nossa Belo Horizonte um cenário perfeito para a prática.  Bora então rodar a roda? 

Para maiores informações e dicas sobre o assunto eu e todo meu corpo técnico estamos a disposição para orientar vocês ainda mais.  Só nos enviar um email no [email protected] .  Será um prazer direcionar vocês para esse maravilhoso mundo do mountain bike.  Saúde a todos vocês.

Mais Notícias