BH COSMOPOLITA – por João Eugênio e Thiago Romano

Lugares e presentes festivos para um aniversário feliz na pandemia.

Da Redação | 14/07/2021

Mexido de 2

Domingo, dia 18, é o meu aniversário de 30 anos (João). Desde os vinte e poucos, o meu plano pra essa data era montar uma banda de amigos – que, como eu, não sabem cantar e nem tocar nada – para fazer um grande show para meus convidados. Mas, aí veio essa pandemia que ainda não deixa a gente fazer festa. Resultado: adiei a minha boyband para os 40, e montei uma lista de lugares tranquilos, com comida boa e clima festivo, pra quem, como eu, quer comemorar o aniversário em segurança.

Parmegiana do Padu (Foto: Padu/Divulgação)

Padu, Cozinha Festiva

Com brasilidades tocando, bandeirinhas penduradas, ilustrações pelas paredes e até uma rede para se deitar, o Padu o recebe como em uma festa de aniversário de antigamente na casa da vó, ou como em um bar na praia durante as férias. Sem preocupações.

O cardápio está cheio de pratos que abraçam e também viajam pelo Brasil. Comece com uma porção de bolinho de arroz com queijo do serro, que “Parece delicioso e é mesmo”. Não caia no erro de pedir metade, pois a inteira vale a pena. A menos que você não coma muito e queira dividir o espaço com o Pastel de Vatapá, ou o Pastel 21 – de feijoada.

Para almoçar ou jantar, o Chef Zito Cavalcante traz pratos deliciosos como o Mexido de 2, que é um baião de dois “amineirado”, e o Cai e Pira, uma galinhada na brasa com moela que acompanha milho assado e uma farofinha de pele de galinha genial. A Feijoada do chef também é boa pedida, serve duas pessoas e acompanha uma couve crispy que dá uma crocância toda especial ao prato.

Para beber, a cerveja sempre geladinha, os criativos Drinks Do Cassin ou a água filtrada de cortesia da casa.

Onde: Rua Leopoldina, 639, Santo Antônio

Peruá de Guarapari do Mercado Novo (Foto: Rotisseria Central/Divulgação)

Mercado Novo

O Mercado Novo é desses lugares em que vamos só almoçar, e já saímos pelo menos com um pote de goiabada fresquinha da Rapa do Tacho Doces Artesanais, um empadão da Moscata Empadas para comer mais tarde, e até um bibelô novo do Made In Beagá. O espaço é diverso, rico em opções de comer e beber, tudo de alta qualidade e um clima de festa entre amigos.

Para quem gosta de gin, o Herbário Yvy tem algumas das opções de drinks mais interessantes da cidade. Se a sua for o rum, a Mascate Runeria tem desde o Mojito Clássico, a bebidas inspiradas em blocos de Carnaval. Entre as cervejas, há artesanais de vários produtores na Odeon, e as feitas lá mesmo, na Cervejaria Viela. Para licores, o lugar é O Andarilho, para os vinhos, o Gira tem uma adega invejável, e para cachaça, a Cachaçaria Lamparina tem rótulos de todas as Minas Gerais. A graça é passear pelo mercado, conversar com os atendentes e escolher o favorito.

Quando bater a fome, a variedade vai desde a comida caseira feita no fogão a lenha do Vermelhão, a um peroá fritinho do Guarapari, cozinha mineira da Rotisseria Central, quitandas do Copa Cozinha, culinária italiana do Massa Mercado, petiscos do Rei da Estufa, açaí paraense do Carimbó e muito mais. Cada visita ao Mercado Novo significa encontrar uma nova loja, descobrir um novo sabor e, sempre, se divertir muito.

Onde: Avenida Olegário Maciel, 742, Centro

Uai sô é um dos pratos mais pedidos no Krug (Foto: Krug Bier/Divulgação)

Estação Krug

O Estação Krug é o novo bar cervejeiro da Savassi que já começa com um cardápio assinado pela dona de um dos sorrisos mais queridos da gastronomia mineira: a Chef Val Coimbra. Tudo o que essa cozinheira faz é delicioso, e, para a nova casa, ela se juntou à sommelière de cerveja Fabiana Bontempo para conhecer melhor rótulos da Krug Bier e desenvolver pratos que harmonizam perfeitamente.

Não deixe de experimentar o Uai Sô, um ragu de rabada que desmancha na boca, servido com chips de mandioca e aioli de agrião. Tem também uma costelinha empanada, com batata baby e farofa de cebola (Do Mercado para Estação), um tropeiro clássico e impecável, e até opções de risoto como o de salmão e arancini recheado com gorgonzola e abacaxi. Mas a dica mesmo é procurar pela chef, e bater um dedinho de prosa.

Onde: Rua Sergipe, 1211, Savassi

Dicas de presentes

Tem gente, como o João, que adora ganhar presentes de comer no aniversário.

E já que o tema da coluna de hoje é sobre isso, resolvi listar aqui algumas opções deliciosas para você arrasar no mimo sem sair de casa.

Um clássico de Belo Horizonte é a Fofíssimo Bolos, que além da sua famosa “Piscina de chocolate”, tem opções de caixinhas de bolos individuais, que são verdadeiras joias. Você pode montar kits com três ou quatro caixinhas, em embalagens especiais, além de outros formatos de bombons super personalizados, lindos e muito saborosos.

  • Serviço:

Fofíssimo Bolos

Av. Bandeirantes, 1350, lj. 01 – Mangabeiras

Whatsapp: (31) 99924489

@fofissimobolos

Fofíssimo Bolos e sua Piscina de Chocolate (Foto: Florence Zyad)

A capital recentemente ganhou suas primeiras lojas da Dengo Chocolates. A desejada marca paulistana aportou nos shoppings BH e Diamond Mall e já ganhou fãs que batem ponto para tomar um café e comer um quebra-quebra. A dica de presente são as Caixas “Clássicos”, com trufas, macadâmias e quebra-quebras de sabores variados.

  • Serviço:

Dengo Chocolates

Diamond Mall e BH Shopping

@dengochocolates

Caixa “Clássicos” da Dengo Chocolates (Foto: Dengo/Divulgação)

Se a vibe do aniversariante está mais pro salgado, a Zuzunely por Bruna Haddad pode ser uma ótima pedida. Imagine comida de vó, com cheiro de colo. É assim que a chef define suas caixas artesanais super personalizadas e para diversas ocasiões, que podem ser montadas de acordo com o gosto do freguês. A minha dica pro João é a caixa “Celebridade”.

  • Serviço:

Zuzunely – por Bruna Haddad

Rua do Ouro, 71 – Serra

Whatsapp: (31) 9110 2830

@zuzunely_

Agora, um brunch de aniversário, também tem o seu lugar de destaque no coração de quem acorda com nova idade. No Mocca Vila da Serra é possível encomendar um delicioso café da manhã com tudo que quem está em festa tem direito. Com uma variedade de pães, geleia, ovos mexidos que chegam quentinhos, água e café moído, o Gran Caffè pode ser pedido direto pelo WhatsApp da casa e não tem erro.

  • Serviço:

Mocca Coffee ands Meals

Alameda do Ingá, 16 – Vila da Serra

Whatsapp: (31) 7168 3860

@moccacoffeebrasil

Mesa de café da manhã do Mooca (Foto: Carol Rocha)

Confira outras colunas BH Cosmopolita AQUI.

Mais Notícias