BH COSMOPOLITA

Primavera do Grupo Corpo, história da música com a Filarmônica e Aleijadinho na Casa Fiat.

João Eugênio e Thiago Romano - BH Cosmopolita | 05/11/2021

BH está mais viva do que nunca, com vacina, segurança e alegria, e com muitos eventos.

É bonito ver a vida de novo na cidade e, curiosamente, começando numa semana de Finados. Belo Horizonte ficou mais colorida com o Cura, que além dos murais em prédios, trouxe vida – e um pedaço do rio Amazonas – para a Praça Raul Soares inteira. A Festa da Luz levou o belo-horizontino a ver o Centro iluminado e fotografar um arco-íris que, de dia, se chamava Viaduto Santa Tereza. Teve festa no rooftop de prédio histórico de Niemeyer na Praça Sete, desfile de otimismo e muito glamour da Skazi.

A cidade está mais viva do que nunca, com vacina, segurança e alegria. E os eventos não param de abrir.

Os bastidores do restauro de um gênio

Depois de um longo período fechado, a Casa Fiat de Cultura reabre as portas com um presente para Minas Gerais: o restauro de três obras de Aleijadinho, as imagens de Sant’Ana Mestra, de São Joaquim e de São Manuel. Em uma experiência única, a mostra “Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro” apresenta, ao vivo, esse processo minucioso e importante para a preservação do patrimônio.

O público pode acompanhar cada etapa por meio de visitas presenciais agendadas, através das vitrines do centro cultural, e ainda pela programação virtual que vai documentar o dia a dia. A primeira fase da mostra ocorre até o dia 2 de dezembro, quando duas das imagens – já restauradas – entram em exposição, e a terceira continua no processo, em tempo real, para apreciação dos visitantes. Vale a pena visitar várias vezes para acompanhar as etapas desse processo.

Saiba mais AQUI

FOTO / Studio Cerri

O virtuosismo técnico e expressivo das composições do século XX, ao vivo

Para quem gosta de um concerto neste sábado, 6, a Filarmônica de Minas Gerais apresenta na Sala Minas Gerais a história da Orquestra Moderna, com música de qualidade. O virtuosismo técnico e expressivo das composições do século XX serão interpretados por meio de obras de grandes gênios como Ravel, Prokofiev e Bartók, com regência do maestro Fabio Mechetti.

O evento faz parte do projeto “Fora de Série”, que se dedica a contar a história do desenvolvimento das orquestras ao longo do tempo a partir de obras marcantes de cada período. O público vai aprender história da música na prática, ouvindo as diferentes estéticas, sonoridades, instrumentações e composições. O concerto terá presença de público e transmissão, ao vivo, pelo canal da Filarmônica no Youtube, além da cobertura pela Rede Minas.

Serviço:

  • Filarmônica de Minas Gerais – A Orquestra Moderna II;
  • sábado, 6/11, às 18h; na Sala Minas Gerais;
  • informações pelo www.filarmonica.art.br

FOTO / Flora Silberschneider_

Dança de qualidade de volta ao Palácio das Artes

Depois do frio do inverno vêm as cores e a vida da primavera. É com esse mote que o Grupo Corpo estreia seu mais novo espetáculo “Primavera” de 10 a 14 de novembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Desta vez, a coreografia de Rodrigo Pederneiras ganha vida com trilha sonora da dupla Palavra Cantada, com 14 canções adaptadas para temas instrumentais.

O processo de criação começou a partir do distanciamento pandêmico, com a ideia de produzir pequenos vídeo-dança para internet, mas a montagem foi ganhando corpo e unidade, e resolveram levar ao público presencial. Dos primeiros experimentos com câmeras ficou um recurso estético inédito na companhia: a filmagem e projeção no palco, em tempo real, dos bailarinos, completando a cenografia de modo vivo e cheio de força.

Seguindo a tradição do Corpo, além de “Primavera”, o público também vai poder conferir outro espetáculo do grupo, desta vez será o “Gira” (2017), que faz uma ode aos ritos da umbanda, com trilha sonora da banda Metá Metá.

Serviço:

  • Grupo Corpo apresenta Primavera;
  • 10 a 14 de novembro; quarta a sábado às 20h30, e domingo às 19h; no Grande Teatro do Palácio das Artes;
  • informações pelo https://grupocorpo.com.br  

FOTO / José Luiz Pederneiras