Benefícios de Pedalar

Bike é o novo golfe, e network uma tendência que já virou realidade do pedal. 

Hugo Prado Neto | 09/11/2020

Esporte. Na minha infância a bike servia como um brinquedo rumo a liberdade.  Mais que isso, não existia melhor remédio, e ainda não existe, do que a bike para uma pessoa hiperativa.  Com a minha hiperatividade, fiz vários esportes durante a minha infância e adolescência, todos eles tiveram um enorme impacto positivo na minha vida, mas nenhum se compara a pedalar.  Passem quase 3 décadas para frente e fiz da bike e do esporte de pedalar minha profissão, minha paixão e válvula de escape.  Mas como vocês meros mortais podem se beneficiar da bike? Selecionei aqui alguns dos vários benefícios.

O primeiro benefício:  aquecer a mente para o trabalho.  Além de ser atleta profissional eu dirijo a OCE POWERHOUSE uma das empresas mais renomadas de treinamento esportivo do Brasil, e sou coach de esportes de resistência a 20 anos.  Além disso piloto uma bela família com 2 pequenos, Maria e Francisco.  Ou seja, o meu lado profissional como atleta acontece antes disso tudo, da mesma forma que um “mortal” iria pedalar sua magrela e fazer do pedalar um estilo de vida:  de madrugada, antes do dia começar, antes dos filhos acordarem. 

Geralmente esse é o momento que todos nós temos para nos exercitar não é mesmo?  E eu posso dizer com autoridade, vale a pena cada “centímetro” de sacrifício.  O primeiro que vou mencionar é que o pedal bombeia O2 não só para o coração, mas para nosso cérebro.  Geralmente as pessoas tem as melhores ideias para os assuntos do trabalho que vem na sequência do dia pedalando. Aquela reunião tensa ou uma decisão crítica que exige pensar fora da caixa e se sobressaia. Confia em mim, raramente você terá uma ideia criativa pensando fora da caixa fazendo a mesma coisa que a maioria das pessoas fazem, NADA. O pedal acelera seu movimento neural como um todo, te deixa mais criativo, mais animado para o dia e mais confiante para bater metas e solucionar problemas.

Bike é o novo golfe, e network uma tendência que já virou realidade do pedal.  Com tantas competições abertas para todo o público, de crianças, a atletas profissionais, eventos e grupos de bikes em todo canto do país, camps, trilhas, e lugares com estrutura específicos para a prática a bike se tornou um excelente meio de network.  Tanto profissionalmente como socialmente falando.  Além disso durante esses tempos de pandemia, querem lugar mais saudável do que praticar esporte outdoors?  Ar puro ao meio da natureza? Não tem!

Leia também: Bora pedalar? Dicas de como começar

Saúde! Não precisa ser um cientista de foguete da NASA para saber desse benefício, não é?!  Mas além dos benefícios óbvios para nossa saúde física e mental como ganho de condicionamento aeróbico, fortalecendo o sistema cardiorrespiratório por exemplo temos a longevidade nossa em jogo. Aí você pergunta, tudo bem, mas posso dar uma corrida, ou jogar  tênis com os amigos. Claro, e isso com certeza será muito saudável, mas como a bike não tem impacto você tem uma garantia de constância e frequência nos treinos bem maior. Porque salvo se você não estiver com um bike fit correto, os riscos de lesão por “ overuse “ são mínimos.  Já na corrida ou tênis por exemplo, risco de lesão aumenta consideravelmente. 

Então o pedal é o esporte mais saudável para uma pessoa sobre peso começar uma atividade, ou um atleta profissional ter uma carreira mais longa. E quanto mais frequência você consegue por no seu pedal, maior a sua longevidade no esporte e na vida. E fala sério, um esporte sem fronteiras, sem linhas nos prendendo? Sem um tempo exato, podendo variar rotas e cenários?  Não conheço algo melhor, pelo menos nos mais de 20 esportes que pratiquei na vida.

“Na Pilha”  é o próximo benefício.  “Na pilha” foi um termo vulgo que usei para chamar a atenção de vocês.  A palavra correta é feliz.  O pedal realiza todo um movimento no nosso corpo que estimula a produção e ou manutenção de vários hormônios, ajudando no equilíbrio e fluidez dessa importante fábrica interna que temos. E calma, você tem também benefícios palpáveis se isso não foi o suficiente para colocar você em cima da bike.  “Imediatamente depois de começar a pedalar o seu cérebro recebe um pico de serotonina, o “hormônio da felicidade”. Ratos de laboratório aumentam o nível de serotonina em 200% imediatamente após começarem a rodar suas rodas. E o efeito da serotonina continua depois do seu pedal, te deixando mais feliz durante o dia.”  James Blumenthal, Universidade de Duke.  E até aqui só falamos de benefícios para você certo? Na verdade, quando você retorna para casa, e vê sua esposa(o) e seus filhos é automático:  a sua felicidade chega espalhando pelo ar da casa e contagiando todos.   No ambiente de trabalho idem. SIMPLES ASSIM, você é mais feliz pedalando, comprovadamente, o que automaticamente vai deixar as pessoas em sua volta mais felizes também!  E assim contribuímos para um mundo melhor para nós e para todos.  BINGO. 

A bike é uma solução simples, para alguns dos problemas mais complicados do mundo!  

Mais Notícias