As melhores cervejas para o verão

Albanos | 09/02/2021

Chega o verão e com as altas temperaturas, aumenta o desejo por uma cerveja bem gelada! Mas, será que toda cerveja é boa para ser apreciada na estação? São tantos estilos à disposição, que é comum haver dúvidas. 

O certo é que a cerveja que você gosta é boa a qualquer hora, mas existem alguns estilos que são mais propícios para o calor. Os rótulos mais encorpados, por exemplo, são mais pesados. O ideal é optar por cervejas que sejam leves e refrescantes, com baixo amargor e porcentagem mais baixa de ABV (álcool por volume). Além da apreciação ser mais palatável, o frescor faz toda a diferença na boca.

É o caso, por exemplo, da popular Pilsen, queridinha dos brasileiros. Quando bem gelada, ela parece que foi feita exatamente para os dias quentes. Bem dourada, com colarinho cheio, espuma branquinha, com gosto de cereais e bem leve.

Mas, se você curte explorar mais o universo cervejeiro, pode apostar na Witbier uma cerveja da escola belga, feita com trigo não maltado e malte de cevada. Também chamada de Wit, esse estilo tem uma particularidade: obrigatoriamente deve receber dois ingredientes, casca de laranja e sementes de coentro. E é esse toque que a torna uma cerveja ideal para o verão.

As cervejas do estilo Session IPA não ficam atrás. Elas são, por classificação, menos alcoólicas que uma IPA tradicional, por exemplo. Mas carregam toda a carga de aroma e sabor. O baixo teor alcoólico deixa a cerveja ainda mais refrescante. O rótulo Albanos desse estilo merece ser apreciado gole a gole, com sabor perfeito e a refrescância que você precisa nesta estação.

Outra cerveja Albanos que vai aplacar o calor da estação é a Catharina Sour com jabuticabas de Sabará. Esse estilo, criado no Brasil e recentemente incluído no Beer Judge Certification Program (BJCP), conta com acidez marcante, a alta carbonatação e a utilização de fruta do bioma brasileiro. O uso da jabuticaba foi pensado a partir da expedição “Da Origem ao Copo”, onde a cervejaria busca valorizar ingredientes mineiros. E foi genial!

Aliás o uso de frutas cai muito bem para cervejas em dias de clima quente. Outro exemplo é a Tropical Passion, da cervejaria Capapreta. Nela, a combinação de lúpulos Cascade e Nugget com o sabor do maracujá, dão um ótimo equilíbrio e personalidade nessa fruit beer. 

Foto: Cacá Lanari

A Sátira também conta com uma opção bem interessante com a maçã como protagonista. É a Apfel Brut. Trata-se de uma bebida leve, como demanda a estação, e ainda conta com uma sensação frisante no copo e na boca. A maçã sobressai no aroma e no sabor e a cerveja é bem clara.

Os chopes também são uma boa pedida! Extremamente leves, merecem ser apreciados em bares e até em casa, por meio de chopeiras. Várias cervejarias trabalham com esse tipo de oferta. 

  • Onde encontrar:
  • Cervejaria Albanos: www.loja.albanos.com.br  
  • Cervejaria Sátira: www.cervejariasatira.com.br
  • Cervejaria Capapreta: www.cervejariacapapreta.com.br

Confira outros textos da coluna Albanos (aqui)

Mais Notícias