Anuar Donato: evolução sem abrir mão da tradição

Para marcar novo momento, Anuar Donato Consultoria Imobiliária moderniza identidade visual e reforça o uso da tecnologia nos negócios para beneficiar seus clientes

Da Redação | 16/04/2021

Prestes a completar 20 anos, a Anuar Donato Consultoria Imobiliária – uma das principais de Minas Gerais e que leva o nome do seu fundador – está cada vez mais atual. A empresa acaba de lançar sua nova identidade visual, e mostra para o mercado que está em constante evolução. 

Prova disso é o uso cada vez maior da tecnologia como aliada na gestão da empresa e, principalmente, para beneficiar os serviços aos clientes. “Mesmo nos considerando uma imobiliária tradicional, que zela pelo atendimento personalizado e presencial, com aquele delicioso pão de queijo com cafezinho, temos nos revolucionado digitalmente, para atender ambos os públicos, os que buscam atendimento presencial ou digital”, observa o presidente Anuar Donato.

Ao lado de seus filhos – Breno, Flávia e Anuar Filho – o dentista de formação, mas que se encantou pelo ramo de imóveis há 50 anos, comanda uma imobiliária completa, que atua nos quatro segmentos do mercado imobiliário.

Na locação a empresa possui uma carteira com cerca de 2 mil imóveis administrados; faz lançamentos de prédios comerciais e residenciais para grandes construtoras de BH, entre elas a Conartes Engenharia, com que tem uma importante parceria de 35 anos de exclusividade; comercializa imóveis prontos de alto luxo, apartamentos, casas, lotes, lojas, salas, galpões, fazendas e áreas para construtoras; além de fornecer laudos de avaliação para balanços, inventários, partilhas, etc.

Donato ressalta a importante colaboração de seus 40 funcionários administrativos, cinco gerentes de vendas e 50 corretores – peças fundamentais para o crescimento da empresa

Nesta entrevista exclusiva ao JORNAL DA CIDADE, Anuar Donato detalha as novas estratégias para os próximos desafios.

Poderia explicar mais sobre este novo reposicionamento da empresa?

A fase atual demanda uma mudança em todos os setores da vida das pessoas. Atentos à essa demanda, aprimoramos nossa marca, nossos sistemas e nos tornamos mais digitais, sem perder o atendimento personalizado.

Qual a importância dessa nova logomarca? O que isso representa nas estratégias de mercado?

Nossa nova identidade visual chegou com um desejo de se comunicar melhor com o público, além de realinhar nossos objetivos e valores, com uma ideia mais clara e elegante, mostrando para o mercado, que estamos em constante evolução. Nosso principal objetivo é fazer com que a jornada de nossos clientes na busca por um imóvel, seja ele para venda ou locação, seja mais fluida, amigável e menos burocrática.

Quais as novas estratégias da empresa daqui para frente? O objetivo é conquistar novos mercados ou continuará com foco na capital mineira e região?

Mesmo nos considerando uma imobiliária tradicional, que zela pelo atendimento personalizado e presencial, com aquele delicioso pão de queijo com cafezinho, temos nos revolucionado digitalmente, para atender ambos os públicos, os que buscam atendimento presencial ou digital. Novas parcerias foram formadas com grandes players do mercado, como Docusign, Take Blip, RD Station, Imoview Software. Para não perder nossa identidade continuaremos nos dedicando à capital mineira e Grande BH.

Como o sr. vê o uso de novas tecnologias na hora de comprar e alugar um imóvel? Como a Anuar Donato as usa em seus negócios para beneficiar os clientes?

Criamos o hábito de fazer da tecnologia a nossa melhor amiga, pois é a partir dela que temos uma conexão e diálogo com o nosso público, por isso é de extrema importância e muito relevante para nós. O nosso site está completíssimo e repleto de informações para todos os nossos caminhos de atendimento, direcionamento para os setores corretos e convertendo em reais clientes da empresa. Já nas redes sociais, divulgamos diariamente nosso catálogo de imóveis, informações e os procedimentos na empresa, pois buscamos ter uma boa ouvidoria e entender o que o público necessita para atender suas expectativas e ainda surpreender.

Com as políticas realizadas nesse período da pandemia, a tecnologia se tornou ainda mais importante e presente, pois com visitas virtuais e atendimentos dedicados, nossa presença online se tornou muito mais efetiva e recorrente. O nosso objetivo aqui é de mostrar que nos adequamos e realinhamos, para manter o padrão de excelência da empresa e mostrar para Belo Horizonte que estamos atualizados e prontos para superar suas expectativas.

O mercado imobiliário anda aquecido mesmo na pandemia?

Após os anos 2014 a 2019 em que tivemos uma estabilização dos preços dos imóveis, com os clientes postergando a compra, pois era mais interessante deixar o dinheiro aplicado a taxas de 6% a 10% ao ano, em 2020 vimos o contrário, taxas de juros nos financiamentos habitacionais muito baixas, e juros de 2% ao ano para aplicações (rendimento negativo). Assim, mesmo com a pandemia o mercado aqueceu e os preços estão reagindo. Tivemos um ano com crescimento de 50% nas vendas.

Quais as expectativas da Anuar Donato para este ano?

Novamente de crescimento. Os três primeiros meses do ano vendemos mais de 20% do que o mesmo período de 2020. E os preços continuam subindo pela procura elevada e aumento dos custos da construção.

Quais os principais desafios enfrentados pela Anuar Donato durante a crise econômica pela qual passa o País?

Como lhe falei, o mercado de lançamentos e vendas está em grande crescimento. Não podemos falar o mesmo de locação, temos empresas locatárias de 20 anos que não estão aguentando a crise, e principalmente os lockdowns constantes e fechando as portas. É de dar dó. Espero que o poder público possa cumprir suas prerrogativas, e junto com o setor privado, a crise seja contornada no menor tempo, o que acredito ser possível só com a vacinação em massa.

FOTO / Divulgação JC / Anuar Donato