Aeroporto Internacional de BH é eleito o melhor do Brasil

O aeroporto já havia ficado em primeiro lugar no ranking divulgado em setembro.

Da Redação | 23/11/2021

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte acaba de ser eleito, mais uma vez, como o melhor do país. É o que mostra a Pesquisa Nacional de Satisfação de Passageiros e Desempenho Aeroportuário, referente ao terceiro trimestre de 2021, que destacou o terminal na categoria de aeroportos acima de 10 milhões de passageiros/ano.

O levantamento é realizado pelo Ministério da Infraestrutura, com a coordenação da Secretaria de Aviação Civil. Conforme os resultados, a nota geral do aeroporto alcançou 4,5 (em uma escala de 1 a 5), enquanto a média obtida pelos demais aeroportos da categoria chegou a 4,39.   

A coleta de dados relacionados à satisfação do passageiro consiste na realização de entrevista presencial nas salas de embarque e desembarque dos aeroportos pesquisados. O entrevistado deve avaliar um total de 17 indicadores atribuindo notas de 1 a 5 para cada um deles, sendo 1 a pior nota possível e 5 a melhor nota. Ao final do questionário, o passageiro ainda avalia sua satisfação geral com o aeroporto.  

No caso do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, a maioria das notas ficou acima da média geral. Em limpeza geral do aeroporto, por exemplo, o aeroporto obteve 4,64. O terminal também ficou em destaque com o processo de inspeção de segurança (4,59), processo de check-in (4,59), de aquisição de passagem (4,58), sanitários (4,45), internet disponibilizada pelo aeroporto (4,47), localização e deslocamento (4,43), conforto da sala de embarque (4,41), disponibilidade de assentos reservados (4,33), facilidade de desembarque no meio-fio (4,29), estabelecimentos comerciais (4,25) e estabelecimentos de alimentação (4,17).  

Na avaliação de Dardânia Costa Leite, gestora Administrativa e da Qualidade da BH Airport, o reconhecimento dos passageiros, demonstrado na pesquisa, mostra que o aeroporto se mantém assertivo ao colocar em prática ações a favor da melhor experiência dos usuários. “Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 ao longo deste ano, nos mantemos atentos com a jornada de passageiros e visitantes pelo terminal. O primeiro lugar na categoria de aeroportos acima de 10 milhões de passageiros por ano vem para coroar o trabalho que vem sendo realizado e é reflexo das diversas iniciativas a favor da comodidade, conforto e segurança das pessoas que passam por aqui”, conclui.  

Despacho de Bagagem Express

Os passageiros mineiros já podem contar com mais uma facilidade na hora do embarque. É que a LATAM acaba de instalar o Despacho de Bagagem Express no aeroporto de Belo Horizonte/Confins.

A tecnologia possibilita ao cliente despachar sua bagagem de forma autônoma, reduzindo em 50% o tempo de atendimento, se comparado ao processo conduzido no balcão de check-in. A companhia aérea é a primeira a oferecer essa tecnologia em Confins e, até o final de novembro, serão 10 aeroportos no Brasil com o serviço.

O Despacho de Bagagem Express funciona em terminais de autoatendimento, em que o passageiro imprime a etiqueta com os seus dados e fixa em sua bagagem e, ao se dirigir ao balcão de entrega de bagagem express, realiza a pesagem e o escaneamento do cartão de embarque e da etiqueta. Caso a bagagem esteja dentro do limite de 23 quilos, a esteira leva a bagagem para o despacho no avião.

“Hoje, 40% dos despachos de bagagem já são feitos desta forma nos quatro aeroportos onde iniciamos o serviço no Brasil, e vemos potencial para chegar aos 60%. Por trás destes números, estamos facilitando as viagens e permitindo que mais passageiros sejam donos da sua jornada. E esse é um dos fatores que já fizeram a satisfação dos clientes melhorar em relação ao tempo de espera em fila”, explica Mauro Peneda, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil.

A LATAM escolheu Belo Horizonte/Confins para receber a inovação porque é um dos aeroportos que concentram o maior fluxo de passageiros da empresa no Brasil. Outro fator decisivo é a relação produtiva e de cooperação já existente entre a companhia e a BH Airport, a administradora do aeroporto.

A companhia começou a instalar de forma pioneira o Despacho de Bagagem Express em 2019 e o serviço já está disponível em Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos e Salvador. Até o final de novembro, além de Belo Horizonte/Confins, o serviço também estará disponível em Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Florianópolis e Vitória. Clique aqui para acessar a imagem

Foto: Divulgação

Confira outras notícias (AQUI)