Aberta a temporada de gastronomia e alimentação de BH

Durante o mês de outubro, estão planejados diversos eventos on-line, como conferências e troca de experiências entre especialistas do Brasil e do mundo.

Da Redação | 08/10/2021

Outubro é o mês da 1ª Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte, com programação on-line extensa para celebrar a gastronomia, tradição, cultura e criatividade mineira. O período foi escolhido por conta de duas datas importantes: o Dia Mundial da Alimentação, comemorado globalmente em 16 de outubro, e a data em que Belo Horizonte recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, 30 de outubro. 

A temporada foi planejada em três pilares principais: Sabores da Viagem (série de conferências internacionais de turismo, gastronomia e alimentação), Sabores do Mundo (troca de experiências com outras Cidades Criativas da Unesco) e Sabores da Cidade (compartilhamento de experiências exitosas em Belo Horizonte), e receberá convidados especiais de diversos lugares do mundo. 

O presidente da Belotur, Gilberto Castro, explica que a gastronomia é um dos principais ativos da capital e esteve presente em diversas frentes de atuação da PBH. “Nos últimos anos, esse segmento e suas vertentes se tornaram uma aposta estratégica no posicionamento, promoção e desenvolvimento de políticas e atividades da cidade, que culminou com o reconhecimento pela Unesco”, ressalta. 

Segundo ele, ao se envolver com os eventos, as cidades se comprometem a compartilhar suas melhores práticas e desenvolver parcerias ao envolver os setores público e privado, bem como a sociedade civil. 

“A ideia é fortalecer a criação, a produção, a distribuição e a disseminação de atividades, bens e serviços culturais, desenvolver centros de criatividade e inovação e ampliar as oportunidades para criadores e profissionais do setor cultural. Buscamos também melhorar o acesso e a participação na vida cultural, em particular para grupos e indivíduos marginalizados ou vulneráveis, e integrar a cultura e a criatividade de forma plena nos planos de desenvolvimento sustentável”, acrescenta. 

SERVIÇO

Foto: José Paulo / Pixabay