A tradição de St. Patrick’s Day

É como se fosse o equivalente ao carnaval em nosso país ou da Oktoberfet, na Alemanha.

Albanos | 03/03/2021

Você já participou de alguma edição do St. Patrick’s Day ou feriado de São Patrício? A festividade ficou conhecida no Brasil nos últimos anos e é tradição nos países de língua inglesa. A data é em homenagem a São Patrício, santo padroeiro da Igreja Católica na Irlanda e é comemorada no dia 17 de março, dia de sua morte.

Por isso, se você nunca foi a uma festa dessa, certamente já viu em filmes e séries americanos. É quando milhões de pessoas saem às ruas vestidas de verde e festejam com muita, mas muita cerveja! 

É como se fosse o equivalente ao carnaval em nosso país ou da Oktoberfet, na Alemanha. Os participantes saem com apetrechos verdes como uma referência ao trevo que o padroeiro usava.

Mas, o que exatamente esse dia tem a ver com cerveja? É que essa é a única ocasião em que as pessoas podem beber nas ruas na Irlanda. Embora os irlandeses sejam bastante conhecidos pelo consumo de cerveja, isso só pode acontecer em pubs, bares e lugares fechados. Fora dos locais autorizados, há punições com multas. Por isso é uma ocasião em que todos, literalmente, bebemoram.

Para se ter uma ideia, a marca de cerveja Guiness, conhecida como a bebida do Dia de Saint Patrick (Patrick’s Day), tem consumo mais que dobrado na celebração. No mundo inteiro, no dia 17 de março, o consumo dessa cerveja aumenta de 5,5 milhões para 13 milhões de litros. Na Irlanda, todos os pubs reforçam os estoques para que a cerveja esteja à disposição, já que a demanda é muito grande!

Neste ano, em função das restrições para prevenção do Coronavírus, as grandes festas que marcam a data ao redor do mundo estão canceladas. A previsão é que apenas em 2022 as celebrações sejam retomadas. 

Mas, você pode celebrar em casa com as melhores cervejas da escola britânica de cerveja. Alguns dos estilos cervejeiros britânicos são English Pale Ale, India Pale Ale, English Porter, Stout, English Barley Wine, Wee Heavy e Irish Red Ale.

Facilmente encontrada para comprar, a English Pale Ale da Cervejaria Albanos tem aroma dos lúpulos em destaque, com notas florais e terrosas, que lembram, de certa maneira, um chá. Na mesma proporção, tem notas de biscoito, levemente carameladas, vindas do malte. Na boca, você sente um equilíbrio perfeito entre doçura e amargor.

Outra opção oferecida pela cervejaria é Irish Dry Stout. O estilo, de origem irlandesa, tem uma tonalidade escura, utilizando cevada torrada em sua composição. As notas mais marcantes a cada gole são de café e chocolate.

No caso da English Porter, vale a pena experimentar a Porter Berry da cervejaria Capapreta. Trata-se de uma Ale negra que tem em sua receita maltes torrados e adição de framboesas vermelhas in natura. Os aromas são de café, chocolate e frutas vermelhas, uma combinação interessante.

Já a Artuérpia tem uma boa versão de Irish Red Ale. Com uma bela cor avermelhada, apresenta notas de caramelo, toffee e suave tostado. Traz ainda um leve sabor de frutas vermelhas. No entanto, não é uma cerveja doce, pois seu amargor sutil ajuda a equilibrar. 

Você ainda pode encontrar em importadoras locais a Guiness, para brindar a São Patrício (no Patrick’s Day) na melhor vibe irlandesa!

Fotos: Thiago Henrique

Onde encontrar:

Confira outros textos da coluna Albanos (aqui)