A observação do bebê é a chave para o sucesso

A medida que o bebê vai crescendo os cuidados com ele ficam mais fáceis, e aquelas tarefas que antes você precisava de ajuda para desempenhar você já consegue fazer sozinha (o)

Paula Vereza | 21/12/2020

A chegada de um bebê traz muita alegria para a família, mas também traz preocupações, dúvidas e inseguranças, especialmente em pais de primeira viagem que nunca cuidaram de um recém nascido antes. O principal para esse perfil de pais e uma dica válida para todos que precisam cuidar de um bebê é: Observe seu filho e seu comportamento!

Para alguns pode parecer óbvio, mas muitas famílias ficam bem perdidas quando o bebê nasce, não sabem como a amamentação acontece, como deve ser o sono do bebê, como o banho deve ser dado, com qual frequência e horários e por isso até mesmo fazem alguns cuidados inadequados. O importante é não esquecer que você pai e mãe também está aprendendo sobre o seu papel, por isso não tenha vergonha de pedir ajuda, de buscar conhecimento e não se esqueça de observar seu bebê.

Você perceberá que a cada semana vai se saindo melhor, vai entendendo mais seu bebê, o que cada choro significa e como ele se comporta quando está com sono, como ele prefere o banho, de qual jeito fica mais fácil para ele mamar. A medida que o bebê vai crescendo os cuidados com ele ficam mais fáceis, e aquelas tarefas que antes você precisava de ajuda para desempenhar você já consegue fazer sozinha (o), como preparar e dar banho. Por exemplo, depois de algumas semanas você já consegue entender melhor o bebê, e perceber por que ele chora, quando ele precisa de colo, quando ele está com sono, fome ou incomodado com alguma coisa, e etc.

O bebê comunica aquilo que ele precisa, principalmente na forma de choro que a única “linguagem” que ele conhece. Por isso a observação é tão importante, por meio dela os pais vão se tornando experts em conhecer o que cada chorinho e comportamento do bebê significam e assim cuidar do bebezinho melhor.

Um bom jeito de observar o bebê é pensando nos três aspectos básicos: amamentação, sono e cuidados de higiene.

Checklist do que observar:

Na amamentação é possível observar se o seu bebê mamou bem por meio do comportamento. Se ele saiu da mama tranquilo, sonolento, significa que mamou bem. Quando ele está na mama, está fazendo força de sucção adequada, está bem acoplado, a mãe consegue perceber que o bebê está mamando de verdade. O bebê depois de satisfeito de tanto amamentar, sai da mama relaxado, tranquilo e sonolento quando ainda é pequenininho…

Já no sono, se os pais observarem o bebê, conseguem perceber que ele está com sono. A princípio, observando que mamou bem, já consegue descartar que não está com fome. Depois consegue perceber se está com sono ou não observando seu comportamento. Um bebê bem alimentado irritado provavelmente está com sono. Você percebe pela irritação, nervosismo e os sinais que ele próprio dá antes do sono.

Nos cuidados com a higiene observamos vamos descartando os motivos de choro do bebê você consegue perceber que se não está com fome e nem com sono pode ser que a fralda esteja suja. Observar cada detalhe do bebê e conhecer o corpinho dele é fundamental. Assim caso surja alguma irritação na pele, machucadinho, feridinha na boca e afins os pais conseguem perceber e tratar esse problema.

É importante que os pais fiquem atentos ao comportamento geral do bebê para que melhor atendam suas necessidades e porque essa observação facilita os cuidados necessários com essa criança. Além disso, é interessante também que os pais busquem ajuda especializada de uma consultora materno ou pediatra, caso sintam que não estão conseguindo observar direitinho o bebê, ou observem algo que não julgam normal.

Confira outros textos de Paula Vereza (aqui)