4ª edição do Festival Literário Internacional de BH começa nesta terça

Da Redação | 09/08/2021

Entre 10 e 20 de agosto, acontece a 4ª edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH). O evento é uma iniciativa da Prefeitura de BH, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico.

Com o tema “Virando a Página: Livro e Leitura Tecendo Amanhãs”, o evento, integralmente virtual, traz mais de 100 atrações e a participação de autores, artistas, pesquisadores e profissionais convidados do Brasil e exterior para conferências, mesas de debate, exposições, oficinas, seminário de bibliotecas, rodas de leitura, narração de histórias e saraus, elaboradas para atender crianças desde a primeira infância, jovens e adultos.

“O FLI BH se consolidou, ao longo das últimas edições, como uma importante iniciativa da Prefeitura dentro das políticas públicas voltadas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas, e é muito representativo realizarmos este Festival neste momento que vivemos. Teremos neste ano uma edição que, totalmente virtual e gratuita, trará uma programação potente e com atividades dos mais diversos tipos e formatos, convidando a população de todas as idades a importantes reflexões sobre o papel dos livros e da leitura. Sua programação convida a exercitar a imaginação sobre o futuro nas diversas dimensões, com foco na produção literária nacional, com destaque especial para os autores da nossa cidade, e contando também com alguns convidados internacionais, promovendo o intercâmbio de experiências que é sempre tão enriquecedor no Festival”, ressalta Fabíola Moulin, secretária municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura.

Com curadoria de Ana Elisa Ribeiro (BH) e Madu Costa (BH), esta edição traz entre os convidados diversos nomes de Belo Horizonte e de outras partes de Minas Gerais.

A curadora Madu Costa destaca que toda a jornada literária está pautada na transformação e inclusão, em termos de gênero, raça e etnia. “A curadoria da 4ª edição do FLI BH buscou ampliar os gêneros literários para oferecer uma programação que abrace as diversas linguagens da leitura. Estamos trazendo a literatura de cordel, a literatura do slam, as literaturas digitais, as poligrafias e outros gêneros pelo mundo afora. Esta edição reforça o quanto Belo Horizonte reconhece o FLI como um espaço para falar de inclusão, uma pauta urgente e necessária para a nossa cidade”, define. 

A identidade visual da 4ª edição do FLI BH foi desenvolvida a partir de uma ilustração criada pelo artista plástico, chargista, escritor e ilustrador Nelson Cruz especialmente para o evento.

A programação é gratuita e pode ser acompanhada pelo Portal Belo Horizonte, com tradução em libras, audiodescrição e legendagem.

Serviço:

FLI BH

  • Festival Literário Internacional de BH 2021
  • Data: 10 a 20 de agosto – on-line e gratuito
  • Mais informações.
  • Plataforma de realização do Festival: fli.pbh.gov.br (ainda em construção)

Foto: Divulgação

Confira outras notícias (AQUI)