45º Artigo de Martins Peralva

“Necessário vos é nascer de novo.” — Jesus.

Da Redação | 29/09/2021

martins_peralva

O Cidade Conecta preparou lançamentos, periódicos, de artigos do escritor, expositor e articulista José Martins Peralva Sobrinho, ou simplesmente Martins Peralva, como era conhecido. Ele, que foi um dos grandes representantes do movimento espírita no Brasil, escreveu os seguintes livros: “Estudando a mediunidade”, “Estudando o Evangelho”, “O Pensamento de Emmanuel”, “Mediunidade e evolução”, editados pela Federação Espírita Brasileira (FEB), e “Mensageiros do bem”, editado pela UEM.

Os artigos publicados fazem parte do livro “Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito”. Trata-se uma coletânea de textos disponibilizados nos jornais “O Luzeiro”, periódico de sua terra natal, Sergipe, “Síntese” e “Estado de Minas”, ambos de Minas Gerais, e na revista “Reformador” da FEB. Geraldo Lemos Neto, responsável pelo Vinha de Luz — Serviço Editorial, foi quem coletou o material com a família Peralva, para que a comunidade espírita tivesse a oportunidade de conhecer mais de perto Martins Peralva.

A volta ao mundo

Outubro | 1960

“Necessário vos é nascer de novo.” — Jesus

Existe em “Nosso lar” — colônia espiritual revelada pelo querido amigo André Luiz — um serviço muito importante: o PLANEJAMENTO DE REENCARNAÇÕES, cuja finalidade a própria denominação especifica. Naquele departamento, dirigido por “entidades especializadas em conhecimentos de biologia e embriologia”, são previstas todas as providências relacionadas com a prévia formação do corpo físico para a volta ao mundo.

É um serviço complexo, cuja natureza define a sabedoria e a bondade dos que o dirigem. O conhecimento da existência desse serviço compele-nos, sem dúvida, a refletir no valor da reencarnação, na importância do envoltório físico, na significação de nossa presença no proscênio terrestre.

Não fomos atirados à vida sem objetivo, sem finalidade. Não somos uma folha seca que a ventania jogou ao longe, para diluir-se na poeira do chão, ante a inclemência solar. Delicadas e complexas providências precederam nosso reingresso no rio da vida física, providências que movimentaram numerosas entidades de elevado gabarito cultural e moral. Esse conhecimento aumenta o senso de responsabilidade, faz-nos medir a extensão de nossos compromissos, o caráter sagrado de nossos deveres no mundo, com vistas à redenção e ao aperfeiçoamento de nossa alma eterna. Cabe-nos, portanto, valorizar  a oportunidade, aproveitar o tempo — precioso talento que a Riqueza Divina nos concede —, enobrecer a vida, pelo menos com um esforço persistente, continuado, incessante, no problema de nossa melhoria.

Não é justo menosprezarmos uma oportunidade que, para existir, para ser criada, dependeu, primordialmente, de Deus e de Jesus, e, por fim, de valorosa equipe de servidores da Espiritualidade Mais Alta.

Estudar e trabalhar, portanto, cada um na atividade que mais se coadune com a sua formação, parece-nos o meio adequado de retribuirmos a confiança dos instrutores desencarnados que, de maneira excepcionalmente carinhosa, nos prepararam a veste corporal para a continuidade de redentoras experiências. (…) 2

____________

1 Nota da Editora: referência à colônia espiritual descrita pelo espírito André Luiz na obra homônima, Nosso lar, psicografada por Francisco Cândido Xavier e publicada pela FEB em 1944.

2 (…) original incompleto, o que impossibilitou a reprodução integral do artigo.

Fonte: PERALVA SOBRINHO, José Martins; PERALVA, Basílio (Org.). Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito. Belo Horizonte: Vinha de Luz Editora, 2009. p. 138-139. Reformador, outubro de 1960. p. 222. Reformador é uma revista de divulgação da Doutrina Espírita, editada mensalmente pela Federação Espírita Brasileira (FEB). É uma das mais antigas publicações de seu gênero, em circulação no Brasil (desde 1883, no formato original de jornal). Com a fundação da FEB, em 1884, o periódico foi por ela incorporado, passando a ser o seu principal órgão de divulgação, voltado para a difusão de artigos doutrinários, fatos e trabalhos desenvolvidos pela entidade, assim como pelas entidades afiliadas em todo o país. In: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Reformador>. Acesso em: 12 nov 2009.

Confira outros textos (AQUI)